19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Miltinho de Carvalho

Jornal Primeira Página > Notícias > Miltinho de Carvalho > João Mulato & Douradinho dia 25 no Sesc

João Mulato & Douradinho dia 25 no Sesc

16/11/2012 11h43 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
João Mulato & Douradinho dia 25 no Sesc

João Mulato & Douradinho, uma das melhores duplas sertanejas de moda de viola do Brasil, estará se apresentando no dia 25 de novembro, domingo, no Cantinho da Viola do Sesc São Carlos.

HISTÓRIA DA DUPLA

João Mulato (Wilson Leôncio de Melo) nasceu em Passos/MG, mudou-se ainda criança para Araçatuba, onde ele, seus avós, pais e onze irmãos trabalhavam na roça. João, desde pequeno, admirava e acompanhava seus avós nas rodas de viola e catira, no qual já era telespectador e aprendiz ao mesmo tempo. 

Quando mais moço, ele e seu irmão mais velho tocavam e cantavam alegrando também a roça, depois de um dia exaustivo de trabalho. Porém ainda dividindo a música com a bola de futebol e era bom de bola. Mas a paixão pela música falou mais alto, pois filho de peixe e neto de peixe… 

Com grandes avós catireiros e violeiros, não poderia ser diferente. Ele herdou no sangue todo o talento dos avós e assim João Mulato foi atrás de seu sonho e hoje é violeiro e compositor de sucessos.    

Foi para São Paulo e na década de 1970 conheceu Bambico (Domingos Miguel dos Santos), nascido na cidade de Umuarama/PR, um jovem violeiro. Eles formaram a dupla João Mulato & Douradinho e assim gravaram dois LPs: “Saudade de um Amor Passado” e “Meu Reino Encantado”, que contém a faixa-título composta por Valdemar Reis e Vicente P. Machado. Essa foi o carro-chefe para uma carreira promissora de sucessos. Mas houve uma surpresa infeliz do destino com a morte precoce repentina de Douradinho (Bambico). 

Na década de 1990, a convite de Tião Carreiro, fez vários shows juntamente com Pardinho e oficializou a dupla como João Mulato e Pardinho. Eles gravaram mais quatro LPs que tiveram como destaque a música “Roupas no Varal”, porém Pardinho resolveu parar de cantar a pedido da família.

Com o término da carreira artística de Pardinho, João Mulato voltou com o nome inicial da dupla João Mulato & Douradinho, o qual mantém até hoje, tendo como companheiro Luís Carlos Martins Bontempo (Douradinho).

Luís Carlos Martins  Bontempo foi criado com os pais e doze irmãos; trabalhava em fazendas para ajudar no sustento da família, calçou seu primeiro par de botinas aos onze anos, foi para cidade estudar, mas abandou os estudos com dezessete anos, voltou a trabalhar na roça em carvoarias, onde seu primo o incentivou a tocar violão.

Os dois começaram a cantar nas carvoarias nos fins de semana, aperfeiçoando nos acordes com os livros cifrado. Com o tempo foram ganhando festivais tocando viola e até gravaram um CD. Mas acabou a dupla e foi aí que veio o convite do seu ídolo João Mulato para cantar e gravar com ele. Ficou meio assustado, mas prontamente aceitou e assim mantiveram o nome inicial da dupla João Mulato & Douradinho.

Gravaram outros tantos sucessos juntos e continuam com o mais importante: a essência e a identidade da Música Raiz que encanta e soa agradavelmente em nossos corações até nos dias hoje.

 

CURIOSIDADE

Nessa trajetória de sucessos, João Mulato teve tantos outros companheiros Douradinhos que adotaram esse mesmo nome. Ao que consta foram mais de oito músicos diferentes que cantaram juntamente com ele nos diversos LPs e CDs gravados e, com exceção do saudoso Bambico, quase nada se conhece sobre a “identidade” dos diferentes Douradinhos. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x