25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > 1º Batalhão de Policiamento de Choque comemora 128 anos

1º Batalhão de Policiamento de Choque comemora 128 anos

03/12/2019 00h19 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
1º Batalhão de Policiamento de Choque comemora 128 anos Foto: Divulgação / Polícia Militar

O 1º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq) realizou, na tarde desta última segunda-feira, 02, uma solenidade em comemoração ao 128º aniversário da unidade. O secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, participou do evento na sede da unidade, no bairro Luz, centro da capital.
“Essa cerimônia é motivo de muita alegria e satisfação”, discursou o titular da pasta. “Somos o que somos pela história que temos e pelas pessoas que a escreveram e ainda a escrevem. Parabéns ao 1º Batalhão e a todos aqueles que aqui registraram a sua história”, completou o general Campos.
A unidade especializada foi criada em 1º de dezembro de 1891 com o nome de 1º Corpo Militar de Polícia, após a divisão do Corpo Policial Permanente do final do império. Atualmente, o batalhão é chefiado pelo tenente-coronel Mario Alves da Silva Filho, que assumiu a unidade em maio deste ano.
O 1º BPChq é subordinado ao Comando de Policiamento de Choque e possui quatro companhias, criadas em 15 de outubro de 1970 sob o nome de Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). A tropa atua na Capital e na Grande São Paulo, além de outras cidades de São Paulo, se necessário.
“O 1º Batalhão [de Policiamento de Choque] traduz não somente nas boinas negras e no braçal, as mais valorosas tradições de nossa instituição”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Marcelo Vieira Salles. “Parabéns pelo trabalho que desenvolvem. É uma honra marchar ao lado dos senhores”, concluiu.
Homenagens – O titular da SSP e outras autoridades receberam a medalha 1º Centenário do Batalhão Tobias de Aguiar. Também foram entregues medalhas Challenge Coins e diplomas “Amigo da Rota”. As honrarias são entregues a personalidades civis, militares e instituições que tenham contribuído ou prestado relevantes serviços à Polícia Militar.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x