19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > 37 câmeras de monitoramento já estão em funcionamento em São Carlos

37 câmeras de monitoramento já estão em funcionamento em São Carlos

13/12/2019 00h01 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
37 câmeras de monitoramento já estão em funcionamento em São Carlos Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de São Carlos

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e da Guarda Municipal finalizou nesta última quinta-feira, 12, a instalação de mais cinco câmeras de monitoramento na região central da cidade. Os equipamentos foram instalados na rua Episcopal com avenida Comendador Alfredo Maffei, Marechal Deodoro com Episcopal e três câmeras (em sentidos diferentes) na rua Nove de Julho com Jesuíno de Arruda, aumentando dessa maneira a segurança no comércio da cidade.
Com a instalação desses novos equipamentos a cidade passa a contar com 37 câmeras em operação, além de radares com sistema OCR. Todo o sistema está sendo monitorado por meio da Central da Guarda Municipal e pelo Detecta, sistema de monitoramento inteligente, maior Big Data (conjunto de informações armazenadas) da América Latina, que integra bancos de dados das polícias paulistas e que somente é acessado por agentes credenciados tanto da GM como das polícias.
Samir Gardini, secretário de Segurança Pública, disse que essa ação faz parte do projeto de expansão do sistema de monitoramento da cidade. “Em 2017 quando iniciamos o nosso trabalho na Prefeitura encontramos somente 6 câmeras em funcionamento, recuperamos algumas e com o apoio da ACISC e do CPP e com recursos próprios do município aumentamos o monitoramento na cidade”.
Gardini disse, ainda, que parte dos R$ 400 mil que a sua pasta vai receber da devolução do
duodécimo do Poder Legislativo será investida na nova Central Monitoramento que será transferida para a Base Avançada da Guarda Municipal. “A nossa ideia é futuramente transformar a Central em um Centro Integrado de Monitoramento e Inteligência”.
O Cemitério Nossa Senhora do Carmo que recebeu uma câmera Dome IP VIP  360 graus mês passado, agora já conta com mais um equipamento desse tipo. O bairro Jockey Clube será beneficiado com a futura instalação de três câmeras de monitoramento que serão adquiridas com emenda parlamentar do vereador Elton Carvalho.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social também conseguiu licitar e abrir uma ata de registro de preços (nº 224/2019, Pregão Eletrônico 50/2019), no valor de R$ 799 mil para aquisição de mais equipamentos para instalar em pontos de interesse de segurança pública. “A nossa intenção é levar esse monitoramento para várias regiões da cidade, ampliando e modernizando o sistema. A segurança pública precisa utilizar toda a tecnologia disponível a favor da população”, finaliza o secretário.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x