20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Destaques policiais ganham o Prêmio Disque Denúncia

Destaques policiais ganham o Prêmio Disque Denúncia

08/11/2012 22h31 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Destaques policiais ganham o Prêmio Disque Denúncia

A Polícia Militar é chamada depois de uma ligação feita ao Disque Denúncia (181). No telefonema, uma pessoa informa que na comunidade do “Morumbizinho”, em Guarulhos, há um suspeito de envolvimento na morte de um policial militar. São 20 horas do dia 18 de setembro. Quem faz a denúncia passa todas as características físicas e dá detalhes sobre as roupas que o homem está vestindo. O sigilo do denunciante, como sempre, é mantido.

 

No endereço indicado, policiais do 31º Batalhão de Policia Militar Metropolitano (BPM/M) prendem o rapaz, conhecido como “Tandinho”, que era foragido da Justiça havia 2 anos. Com o acusado, são encontradas uma sacola com quase 2 quilos de maconha e algumas munições de calibre .45.

“A denúncia foi clara e precisa. Graças ao telefonema feito pelo cidadão ao Disque Denúncia, em que todas as características das roupas do acusado foram passadas, nós conseguimos prendê-lo”, explicou o tenente Vinícius Mendes, de 27 anos, que estava na ocorrência, juntamente com dois soldados.

O tenente e seus companheiros de batalhão estavam entre os destaques do ano das unidades policiais que foram homenageadas durante a solenidade do Prêmio Disque Denúncia, devido ao caso solucionado com a ajuda da denúncia feita pela população ao 181.

Ao todo, foram premiadas com uma placa comemorativa e um tablet 12 unidades das polícias Civil e Militar de todo o Estado de São Paulo. Outras quatro, responsáveis pela resolução de ocorrências desafiadoras, foram contempladas na categoria “destaque”.

A premiação aconteceu na noite de quarta-feira (7), na Federação do Comércio de Bens e Serviços de São Paulo (FecomercioSP), e reuniu autoridades e policiais civis e militares. O evento é organizado pelo Instituto São Paulo Contra a Violência (ISPCV) e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), desde o ano 2000.

O secretário-adjunto de Segurança Pública, Jair Burgui Manzano, ressaltou a importância da colaboração da população com ambas as polícias na proteção da sociedade e identificação e prisão de autores.

 

DHPP

O DHPP também estava entre as unidades da Polícia Civil agraciadas. O delegado diretor Jorge Carlos Carrasco destacou a importância da atuação conjunta com o Disque Denúncia.“O trabalho do Disque Denúncia é fundamental. Ele centraliza as denúncias, o que nos permite fazer as investigações”, ressaltou.

A Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg), as coordenações das Polícias Civil e Militar e uma equipe do Instituto de Criminalística (IC) e outra do Instituto Médico-Legal (IML) também foram homenageadas. Cada premiado foi escolhido de acordo com a quantidade e importância das ocorrências resolvidas no último ano.

 

Disque Denúncia

Foi com o auxílio da população, por meio do Disque Denúncia que, ao longo de 12 anos, mais de 28 mil pessoas foram presas em flagrante, mais de 4 mil fugitivos foram capturados, 215 sequestros foram solucionados e 5.400 armas foram retiradas das ruas pelas polícias Civil e Militar de São Paulo.

O Disque Denúncia funciona 24 horas, todos os dias, por meio de ligações gratuitas ao telefone 181. Há total garantia de anonimato e sigilo absoluto sobre todas as informações enviadas. Em 12 anos, o 181 já recebeu cerca de 1,4 milhão de denúncias.

O serviço foi criado em 25 de outubro de 2000, por meio da Resolução SSP-471, com o objetivo de mobilizar a sociedade e informar à Polícia, com sigilo total, crimes ocorridos em todo o Estado de São Paulo. A ferramenta promove a colaboração entre a população e os órgãos de segurança pública.

O Disque Denúncia permite a participação do cidadão nas questões de Segurança Pública, a melhora do policiamento preventivo e ostensivo e das investigações criminais, além de reduzir e prevenir a violência e diminuir a impunidade e aumentar a sensação de segurança.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x