26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Dia do Perito Criminal é comemorado em todo o Brasil

Dia do Perito Criminal é comemorado em todo o Brasil

Perito é o profissional que utiliza da ciência para angariar provas que colaboram nos processos de investigações para o cumprir da Justiça

05/12/2020 08h00 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Dia do Perito Criminal é comemorado em todo o Brasil

Na última sexta-feira (4) foi comemorado nacionalmente o ‘Dia do Perito Criminal’, com objetivo de homenagear os profissionais que utilizam da ciência para angariar provas que colaboram nos processos de investigação e garantem o cumprimento da Justiça. A data foi definida no IV Congresso Nacional de Criminalística, em 1.977, como forma de eternizar o patrono da perícia criminal no Brasil, Otacílio de Souza Filho, que faleceu durante o exercício da atividade.

No Estado de São Paulo, os peritos criminais são vinculados à Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), por meio de seus dois órgãos – Instituto de Criminalística (IC) e Instituto Médico Legal (IML). Esses profissionais são responsáveis pelo levantamento de evidências que possam solucionar crimes, como impressões digitais, exames laboratoriais em objetos e locais, reconstituição de cenas, análises de armamentos e entorpecentes, além da realização de exames de corpo de delito em vítimas e autores.

“E então comemora-se o dia do Perito Criminal. Profissional que leva ao procedimento criminal, através do laudo pericial, a visão detalhada da cena do crime e a quem cabe analisar os vestígios resultantes para fornecer as provas materiais. Meus sinceros cumprimentos aos admiráveis colegas que trabalham sempre em prol da Justiça, revelando a verdade através de pequenos detalhes e que por tantas vezes são a última voz da vítima. Sem o perito criminal não existem culpados ou inocentes”, destacou o Superintendente da SPTC e Perito Criminal, Maurício Rodrigues Costa.

Também em agradecimento e homenagem, o Diretor do Instituto de Criminalística (IC) e também Perito Criminal, Maurício Lazzarin reforçou: “É um dia muito especial para os Peritos Criminais, dia em que se reconhece a existência de um profissional invisível, que com seu trabalho faz a Justiça acontecer. Sem perícia, a cena do crime se cala. Somos a última voz das vítimas e buscamos com a ciência trazer à tona a verdade dos fatos. O único lado em que o Perito Criminal atua é o lado da Justiça, permanecendo isento de pareceres pessoais e apresentando a prova material calçada sempre na verdade. Parabéns a todos os Peritos Criminais Oficiais”.

Para se tornar um Perito Criminal, é preciso ter formação superior, mas não há um curso específico para a atuação. Estes profissionais podem desempenhar atividades em especialidades diferentes e adequadas ao conhecimento de cada área como a química, psicologia, medicina, farmácia, biologia, bioquímica, engenharia, etc.

“Todos os dias acordo acreditando, divulgando e ensinando o que fazem os Peritos Criminais do Estado de São Paulo e a importância da prova técnica na busca da verdade científica, na materialidade e autoria das infrações penais. Uma grande responsabilidade, honra e privilégio. O Dia é do Perito Criminal de todas as etnias, origens, gêneros, idades e formações acadêmicas, mas os benefícios deste trabalho técnico, científico e isento à serviço da Justiça são para todos nós, sociedade. Parabéns e muito obrigado”, relata o comunicador da SPTC e Fotógrafo Técnico-Pericial, Marcos Alexandre Oliveira.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x