20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Homicídios dolosos caem 4,22% no Estado em abril

Homicídios dolosos caem 4,22% no Estado em abril

25/05/2013 22h26 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Homicídios dolosos caem 4,22% no Estado em abril

O Estado de São Paulo registrou uma diminuição 4,22% dos homicídios dolosos em abril. É o que apontam as estatísticas da criminalidade divulgadas nesta sexta-feira, 24, pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) no portal da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O total de assassinatos passou de 379, em abril de 2012, para 363, no mesmo período deste ano – sendo quatro deles por acidente de trânsito.  “Os homicídios já vinham em tendência de queda desde o final do ano passado e agora conseguimos reduzir estes indicadores na Capital, no Interior, na Grande São Paulo e em todo o Estado”, diz o secretário da Segurança, Fernando Grella Vieira.

A queda acontece após a adoção de uma série de medidas pela SSP e coincide com um recorde de prisões no âmbito do Estado. Dentre as medidas, estão a realização de reuniões bimestrais com os chefes das polícias Civil e Militar de todas as regiões do Estado para discutir ações integradas visando derrubar os indicadores da criminalidade e estabelecer metas de redução.

Não por acaso, lembra o secretário, as polícias de São Paulo nunca prenderam tanto, em abril. Conforme os dados da CAP, a quantidade de prisões e flagrantes de tráfico nunca foram tão altos desde quando passaram a ser mensurados, em 2001.

Outra constatação importante: o número de homicídios no Estado representa a terceira menor quantidade de crimes contra a vida registrada no mês de abril, desde 2001, quando ocorreram 1.168 assassinatos. Abril último ficou atrás apenas dos meses equivalente no ano de 2008 (324 casos) e 2011 (360 ocorrências).

A baixa nos assassinatos foi observada em todo o Estado. Na Capital, a redução foi de 7,7%. Na Grande São Paulo, de 2,3% e no Interior, de 3,17%.

 

Latrocínios

Os indicadores deste mês também apontaram, regionalmente, alguns aspectos bem positivos, como a redução dos latrocínios, em abril, em algumas regiões do Estado. São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Baixada Santista e Vale do Ribeira zeraram os roubos seguidos de morte durante o período, apesar de ter havido um pequeno aumento deste tipo de ocorrência em todo o Estado, ao longo de abril

“O latrocínio é o roubo que não deu certo e é o pior crime, o crime que mais impacto gera na sensação de segurança”, diz o secretário. “Ter zerado os latrocínios nestas quatro regiões é algo muito importante.”

 

Recorde de prisões

Em abril, a eficiência das polícias Civil e Militar alcançou um patamar recorde em relação às prisões e aos flagrantes de tráfico de entorpecentes. Preparação e inteligência foram algumas das estratégias adotadas para a realização de 14.605 prisões em abril de 2013. É a melhor produtividade policial desde 2001.

Em comparação com o mesmo mês do ano passado – quando foram feitas 12.444 prisões – houve um aumento de 17,37%, ou de 2.161 registros do indicador de produtividade policial.

 

Mais flagrantes de tráfico

As polícias também realizaram mais apreensões de drogas ou prisões de traficantes em abril. O indicador de produtividade teve melhora de 21,09%, com 699 flagrantes a mais. É disparado o melhor indicador desde 2001.

Em abril de 2012 foram elaborados 3.315 boletins de ocorrência de tráfico de entorpecentes, o número subiu para 4.014 em abril de 2013 – 699 a mais.

Esse tipo de ocorrência depende totalmente da ação policial e o crescimento indica maior eficiência das polícias Civil e Militar para apreender drogas e prender traficantes.

 

Mais armas retiradas das ruas

Em abril deste ano as polícias retiraram 1.695 armas de fogo ilegais das ruas do Estado. O número é 9,21% maior do que as 1.552 armas recolhidas no mesmo mês de 2012 – o aumento foi de 143 apreensões.

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x