24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Operação contra desvios na saúde cumpre mandados em 180 municípios

Operação contra desvios na saúde cumpre mandados em 180 municípios

Irregularidades são apuradas também em 57 municípios de outros estados

29/09/2020 12h46 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Operação contra desvios na saúde cumpre mandados em 180 municípios Foto: Ciete Silvério / Governo do Estado de São Paulo

A Polícia Civil, através de suas Unidades Especializadas e o Ministério Público do Estado de São Paulo, deflagrou na manhã desta terça-feira (29), uma operação com o intuito de desmantelar um grupo criminoso especializado em desviar dinheiro destinado à saúde pública, mediante celebração de contratos de gestão entre municípios e Organizações Sociais.

Toda a investigação, conta com inquéritos policiais instaurados junto às comarcas de Penápolis e Birigui, tendo a duração de aproximadamente dois anos, período este em que foram levantadas informações que indicam a existência de um sofisticado esquema de corrupção, envolvendo agentes públicos, empresários e profissionais liberais, bem como de desvio de milhões de reais que deveriam ser aplicados na saúde pública.

O esquema de desvio de verba pública se dava por meio da celebração de contratos de gestão entre Organizações Sociais e o Poder Público, em sua maioria, através de procedimentos licitatórios fraudulentos e contratos superfaturados.

No transcorrer dos trabalhos investigativos, identificaram-se dezenas de envolvidos, divididos em diversos núcleos, cada qual com sua colaboração na prática dos crimes.

De acordo com o apurado, houve a aquisição de grande quantidade de bens móveis e imóveis, sendo que a maior parte da evolução patrimonial do grupo se deu justamente no período da pandemia, quando o suposto desvio de verbas públicas se intensificou ainda mais.

Em decorrência desse trabalho investigativo foram expedidos 62 mandados de prisão temporária e 237 mandados de busca e apreensão, sendo 180 no Estado de São Paulo e 57 nos demais Estados, entre Pará, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, além do sequestro de bens e valores.

Para o cumprimento dos mandados, foram convocados 520 policiais civis de São Paulo, 130 viaturas policiais e 2 helicópteros da Pelicano da Polícia Civil, além de promotores de Justiça, agentes de promotoria e agentes das Polícias Civis de outros Estados e da Polícia Federal no Estado do Pará.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x