19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Operação Desmonte prende 14 pessoas na região

Operação Desmonte prende 14 pessoas na região

Detidos, integram uma organização criminosa especializada em furtos e roubos de veículos para posterior comercialização

27/10/2020 06h29 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Operação Desmonte prende 14 pessoas na região Fotos: Divulgação / Polícia Civil

A Polícia Civil prendeu, na última segunda-feira (26), 14 integrantes de uma quadrilha destinada a subtrair veículos, receptá-los, adulterá-los e depois vendê-los. Eles foram detidos nos municípios de Guaíra (SP), Miguelópolis (SP) e Ribeirão Preto (SP), por meio de ordens judiciais cumpridas durante a Operação Desmonte.

A ação foi deflagrada por agentes das Delegacias de Investigações Gerais (DIG) e Sobre Entorpecentes (Dise) de Barretos (SP), com apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 3 (DEINTER-3), das Delegacias Seccionais, da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Ribeirão Preto (SP) e da Polícia Civil de Minas Gerais.

A investigação teve início há cerca de um ano, a partir do furto de um veículo VW Gol, ocorrido na cidade de Barretos (SP). Com base em levantamentos realizados por meios de recursos tecnológicos de investigação, foi possível identificar os autores do crime e identificar a existência de uma complexa organização criminosa.

Segundo apurado, os acusados adquiriam um veículo batido, capotado ou queimado, sem nenhuma restrição no chassi ou motor, por um preço baixo. Em seguida, eles furtavam ou encomendavam um veículo (também ilícito) com as mesmas características do que eles compraram, e depois, desmontavam as peças do veículo furtado, remontando-as no comprado, mantendo intactas as numerações do chassi e motor. Por fim, após devidamente montado, revendiam pelo valor de até oito vezes o preço que pagaram no veículo batido, capotado ou queimado.

No decorrer das investigações, foi descoberto na cidade de Guaíra (SP), um “cemitério” de veículos. Os criminosos usavam este local para retirar as peças dos veículos oriundos de crimes. Com base nas informações levantadas, foram requisitados mandados de busca e apreensão e de prisões contra os possíveis membros da facção criminosa.

Durante as atividades de campo, 14 pessoas foram presas por meio de mandados de prisões temporárias, cumpridos nas cidades paulistas de Franca (SP), Guaíra (SP), Ituverava (SP), Jardinópolis (SP), Miguelópolis (SP), Ribeirão Preto (SP) e Sales Oliveira (SP), além da cidade de Sacramento, no Estado de Minas Gerais.

Do total de detidos, três pessoas também foram presas em flagrantes delitos nas cidades de Guaíra (SP), Miguelópolis (SP) e Ribeirão Preto (SP). Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, furto, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x