24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Policiais de São Carlos e Ribeirão Bonito são homenageados por esclarecerem morte do Prefeito Chiquinho Campaner

Policiais de São Carlos e Ribeirão Bonito são homenageados por esclarecerem morte do Prefeito Chiquinho Campaner

28/01/2020 16h28 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Policiais de São Carlos e Ribeirão Bonito são homenageados por esclarecerem morte do Prefeito Chiquinho Campaner Fotos: Divulgação / Polícia Civil

O governador João Doria e o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, general João Camilo Pires de Campos, homenagearam no decorrer da tarde desta terça-feira (28), três policiais civis das cidades de São Carlos (SP) e Ribeirão Bonito (SP), com o certificado ‘Policial Nota 10’. Além deles em tal ocasião, outros policiais civis, militares e técnico-científicos também foram agraciados por atuações de relevância em outras regiões paulistas.
Em sua 12ª edição, a iniciativa criada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), teve como objetivo reconhecer e estimular o bom trabalho policial, prestado em todas as dependências do Estado Paulista.
A solenidade em tal ocasião aconteceu na sede do Palácio dos Bandeirantes, na zona oeste da Capital Paulista.
O delegado de polícia, Geraldo de Souza Filho, da Delegacia Seccional da Polícia Civil de São Carlos (SP), o investigador Maurício Lara Giampedro, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) do mesmo município e o escrivão de polícia, Igor Rodrigo Gonzaga Serrano, da Delegacia da Polícia Civil de Ribeirão Bonito (SP), foram reconhecidos pelo esclarecimento do homicídio que vitimou o prefeito de Ribeirão Bonito (SP), Francisco José Campaner (PSDB), 57 anos, em 26 de dezembro de 2019.
Na ocasião a vítima retornava de uma chácara acompanhada de mais duas pessoas no interior de um veículo oficial do município, quando um indivíduo de rosto encoberto por uma touca do tipo ‘ninja’ se aproximou do automóvel, e efetuou disparos fugindo na sequência. Na ação, o prefeito foi baleado e morreu no local, sendo as outras duas pessoas também baleadas, socorridas para o Serviço Médico de Urgência (SMU) da Santa Casa de São Carlos (SP).
“Assim que soubemos do crime, eu e o delegado, que respondia pela DIG de São Carlos (SP), iniciamos as investigações, onde no dia seguinte começamos a coletar imagens de câmeras de monitoramento e também refizemos, ao contrário, o percurso feito pelo prefeito. Desconfiávamos que um carro preto seguia a vítima e conseguimos confirmar essa teoria”, contou o investigador.
De acordo com Giampedro, o veículo do autor era um Honda Fit, Preto, e o emplacamento só foi possível de ser visualizado por uma câmera. Com isso, eles verificaram que o proprietário do automóvel havia vendido o carro para outra pessoa e se deslocaram até o endereço desta na cidade de São Paulo.
O atual dono do veículo contou aos agentes que havia emprestado o carro para um tio e com isso teve início um trabalho de inteligência. “Por meio do cruzamento de dados conseguimos confirmar que o tio (desse rapaz) estava em Ribeirão Bonito (SP) no dia do crime e, durante o interrogatório, após perceber que tínhamos provas, ele confessou o delito e apontou um comparsa”, complementou o investigador.
A primeira prisão ocorreu no dia 02 de janeiro deste ano. O segundo envolvido, um empresário, foi preso no dia seguinte por agentes de Ribeirão Bonito (SP).
Essa é a primeira vez que Giampedro é reconhecido a nível Estado, mas disse que já foi policial militar e na época chegou a receber medalha pelos bons serviços prestados. “O sentimento é de dever cumprido e ter feito um bom trabalho. A homenagem é consequência”, finalizou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x