25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Roubos e furtos de veículos caem pela 7ª vez consecutiva no Estado de São Paulo

Roubos e furtos de veículos caem pela 7ª vez consecutiva no Estado de São Paulo

Início da queda sequencial registrada para ambos os indicadores, somando os números de janeiro e fevereiro, ocorreu em 2015

19/04/2021 11h54 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Roubos e furtos de veículos caem pela 7ª vez consecutiva no Estado de São Paulo

O trabalho das polícias paulistas no combate aos crimes patrimoniais permitiu reduzir os roubos e furtos de veículos no primeiro bimestre do ano pela sétima vez consecutiva. O início da redução sequencial de ambos os indicadores, somando os meses de janeiro e fevereiro, ocorreu no ano de 2015. De lá para cá, os números, neste período, só têm diminuído.

No primeiro recuo, os roubos de veículos caíram 23,2%, passando de 18.207 em 2014 para 13.989 em 2015, se analisado o primeiro bimestre de ambos os anos. Depois, os números continuaram diminuindo, apresentando a maior redução nos dois primeiros meses deste ano – a queda foi de 23,8%, passando de 6.904 em 2020 para 5.259 em 2021. Desde o início da série histórica, em 2001, este indicador nunca tinha ficado abaixo de 6.000 ocorrências somando janeiro e fevereiro.

Os furtos de veículos, por sua vez, recuaram 9,9% no primeiro bimestre de 2015, quando iniciou a queda consecutiva. Na época, o indicador apresentou 18.529 boletins nos dois primeiros meses, ante 20.561 em igual período de 2014. Neste caso, a maior redução também ocorreu no primeiro bimestre deste ano, quando a modalidade criminosa caiu 14,6%, passando de 14.037 registros em 2020 para 11.981 em 2021. Desde o início da série histórica, este indicador nunca tinha ficado abaixo de 14.000 ocorrências nos dois primeiros meses do ano.

Além da queda nos dois indicadores, os trabalhos policiais têm contribuído com a recuperação de veículos subtraídos. Nos dois primeiros meses deste ano, por exemplo, mais de 6,4 mil veículos produtos de roubo ou furto foram recuperados.

Trabalho contínuo

As quedas consecutivas dos dois indicadores são reflexos de um trabalho contínuo das polícias paulistas no combate à criminalidade em todo o Estado, que acabou sendo potencializado com as novas ações implementadas pela atual gestão.

Como exemplo dessas iniciativas, vale destacar as megaoperações, como as São Paulo, Rodovia e Interior Mais Seguro, realizadas desde o início de 2019, com o empenho do policiamento rodoviário e de outras unidades especializadas para reforçar o policiamento em locais estratégicos, contribuir com a redução dos indicadores criminais, combater o crime e aumentar a percepção de segurança das pessoas.

Outra medida importante foi a ampliação do policiamento padrão “Rota”, que agora está presente em todo o território paulista por meio de Batalhões de Ações Especiais de Polícia (BAEPs).

Há também que ressaltar o forte trabalho investigativo da Polícia Civil, que têm permitido identificar e prender autores de diversos crimes, inclusive os patrimoniais. No Departamento Estadual de Investigações Criminais, por exemplo, há um forte trabalho neste sentindo, realizando especialmente pela 1ª e 3ª delegacia da Divisão de Investigações sobre Furtos, Roubos e Receptações de Veículos e Cargas (DIVECAR). Estas unidades, além de atuarem no combate aos furtos e roubos de veículos, também tem a missão de coibir desmanches clandestinos – o principal destino dos veículos subtraídos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x