19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > SAMU São Carlos passa a ter radiocomunicação digital

SAMU São Carlos passa a ter radiocomunicação digital

Ao todo foram investidos R$ 188.999,00 mil em equipamentos para migração do sistema de comunicação analógico para o digital

01/12/2020 18h11 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
SAMU São Carlos passa a ter radiocomunicação digital

Acompanhando os avanços e visando melhorias em suas atuações, através de novas tecnologias e investimentos no valor de R$ 188.999,00 mil, realizados por meio de recursos próprios, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) já atua em toda a cidade de São Carlos (SP), operando a sua comunicação através da rede de rádio digital.

A migração da antiga frequência analógica para o sistema digital começou a ser realizada no início da tarde da última sexta-feira, 27 de novembro, segundo relatou, Isabel Ferreira de Lima Silva, Supervisora da instituição. “Os novos rádios já estão em funcionamento, e proporcionando um melhor contato entre as viaturas e o CCO (Centro de Controle Operacional) durante as modulações em ocorrências, passando por mínimos ajustes e necessários, que serão finalizados nos próximos dias”, destacou a chefe da unidade.

O valor total investido proporcionou a aquisição de novas antenas, repetidoras de sinal, rádios fixos e móveis, além de rádios HTs, para o contato das equipes durante atuações, sem necessitar do deslocamento até as ambulâncias. Os equipamentos responsáveis pelos recebimentos e distribuições de sinais, foram instalados na parte superior de um edifício da cidade, que foi disponibilizado de forma gratuita para o serviço.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Marcos Palermo, o SAMU teve nos últimos tempos um avanço na sua estrutura, não só na questão da radiocomunicação como em substituições das suas viaturas, aquisições de uniformes entre outros fatores. Para 2021, está prevista a destinação de duas novas ambulâncias para a instituição, sendo uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). “A digitalização da comunicação do serviço de urgência e emergência é de suma importância, para uma comunicação nítida e de maior qualidade entre médicos e as equipes de atuação em ocorrências nas ruas de nossa cidade”, destacou o líder da pasta.

Além da questão estrutural, um avanço em capacitação também ocorre constantemente entre os profissionais da entidade, com a realização de cursos e especializações, de acordo com a portaria da REMUNE (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais).

Viabilizando um atendimento mais rápido, atualmente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), atua em três expoentes da cidade, com equipes disponibilizadas 24 horas na região Sul, Central e Norte do município.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x