25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Secretaria da Segurança Pública proporciona atenção exclusiva aos cuidados psicológicos do policial

Secretaria da Segurança Pública proporciona atenção exclusiva aos cuidados psicológicos do policial

São oferecidos diferentes programas voltados ao acompanhamento, atendimento e prevenção ao suicídio e transtornos psíquicos

27/09/2020 11h55 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Secretaria da Segurança Pública proporciona atenção exclusiva aos cuidados psicológicos do policial

O mês de setembro é dedicado, desde 2015, à campanha “Setembro Amarelo” com objetivo de incentivar ações de conscientização e prevenção ao suicídio. A data foi definida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) para expandir as atividades concentradas no “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”, em 10 de setembro.

O tema, encarado como um tabu por parte da sociedade, requer atenção e cuidado. Segundo dados da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 17% dos brasileiros pensaram em algum momento em cometer suicídio, sendo que 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, por meio de suas Polícias Civil e Militar, proporciona atenção exclusiva aos cuidados psicológicos dos policiais que integram os quadros da Instituição, fornecendo todo o suporte necessário para a prevenção de questões relacionadas.

Polícia Civil

A Polícia Civil disponibiliza serviços de atendimento psicológico desde o ingresso na Instituição, por meio do Núcleo de Orientação Psicológica (NOP) da Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol). O núcleo presta acompanhamento aos alunos dos cursos de formação de todas as carreiras, policiais da ativa e aposentados em processo de avaliação para porte de arma. Promove atendimentos psicoterápicos, palestras informativas e de sensibilização e cursos especiais e de aperfeiçoamento sobre temáticas de Saúde Mental e valorização da vida.

“A psicologia entra como um apoio ao policial para ajudar e contribuir para ele lidar melhor com situações adversas, que podem afetar positivamente ou negativamente a saúde metal dele e consequentemente a física. Atuamos com estratégias de enfrentamento e apoio a todas as demandas da vida do policial.”, explica a escrivã de Polícia Giselda Castro, psicóloga do NOP.

Os policiais ativos também cotam com o Núcleo Psicossocial existente na Divisão de Prevenção e Apoio Assistencial (DPAA), do Departamento de Administração de Planejamento da Polícia Civil (DAP). Neste Núcleo estão incluídas várias ações no apoio aos agentes na questão da saúde mental para melhor desempenho pessoal e profissional visando uma melhor qualidade de vida. São atendidos policiais que procuram apoio psicológico e assistencial e, também, os encaminhados pelas autoridades respectivas de suas unidades, familiares e colegas de trabalho.

Além dos núcleos, a Polícia Civil ainda oferece atendimento psicológico pelo Serviço Técnico de Apoio Social (STAS) da Corregedoria. São atendidos policiais e familiares interessados, de todos os Departamentos da Instituição, independentemente de estarem respondendo a processos disciplinares. Assim como os encaminhados por autoridades superiores quando necessário.

“A importância do acompanhamento psicológico aos policiais se faz necessário porque eles, como seres humanos, precisam conseguir lidar de maneira satisfatória com os eventos estressantes, emoções e reações da profissão e vida pessoal.”, conclui.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x