18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Trânsito de São Carlos mata 140% a mais em 2011

Trânsito de São Carlos mata 140% a mais em 2011

16/12/2011 15h55 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Trânsito de São Carlos mata 140% a mais em 2011

1É fato! Dirigir em São Carlos está cada vez mais complicado e estressante. E também mais perigoso. Um dos fatores de risco é o aumento do número de carros e motos pelas ruas. Com isso aumentam os acidentes e as mortes no trânsito. Dados da Polícia Militar mostram que neste ano 12 pessoas perderam suas vidas em acidentes dentro do perímetro urbano. Em 2010 foram cinco mortes, ou seja, o número de vítimas subiu 140%.

As causas destes acidentes são várias. Para o especialista em trânsito, José Bernardes Felex, 65, professor da USP São Carlos, o aumento considerável do número de motos circulando e uma malha viária desorganizada e arcaica geram estes acidentes. “Hoje a malha viária de São Carlos nos leva a um desconforto ao dirigir, aumentando a sensação de estresse e irritação, o que causa a desatenção e consequentemente os acidentes”, explica.

Em 2011 aconteceramem São Carlos de janeiro a novembro 4.082 acidentes de trânsito contra 3.751 do ano anterior, o que revela um crescimento de 8,82%. O número de feridos também aumentou. Dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até outubro registrou-se 1.203 atendimentos a feridos no trânsito.  Para a PM foram 1.212 feridos nas ruas de São Carlos. Até novembro de 2010 ocorreram 1.212 atendimentos a feridos.

Em dez meses o Samu atendeu a 688 ocorrências envolvendo motociclistas. Para o professor Felex os dados apontam para o retrato violento do trânsito e é conseqüência da ampliação da frota de motocicletas que passaram a trafegar pela cidade. Outro fator do aumento  dos acidentes é a inexperiência dos novos motociclistas. “Os jovens são maioria com motos em São Carlos, e arriscam a suas vidas constantemente. Eles dirigem como se tivesse muitos anos de experiência, porém possuem um ou dois anos com essas motos. Tudo isso, mais a imprudência, leva aos dados que são apresentados”, disse.

GARGALO – São Carlos apresenta uma malha viária repleta de gargalos, ou seja, nascedouros de congestionamentos, em praticamente todos os bairros e na região central. Na opinião de Felex, as vias da cidade são antiquadas e inadequadas. “Temos problemas no centro e nos bairros. Muitas ruas são truncadas gerando situações de risco no trânsito”, explica. Para o especialista apenas investimentos na malha viária e programas de educação podem reduzir os números de acidentesem São Carlos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Marcos Fleury
Marcos Fleury
12 anos atrás

Vocês já estão em 2012 ???

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x