18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > 66,8% aprovam realização da Tusca

66,8% aprovam realização da Tusca

04/05/2012 09h09 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
66,8% aprovam realização da Tusca

Numa consulta pública com recorde de participação, um total de 66,8% das pessoas que se manifestaram se colocou a favor da manutenção da Tusca (Taça Universitária de São Carlos) no calendário oficial de eventos do município. Os demais 33,2% que opinaram sobre o tema se colocaram contra a permanência da Tusca entre os eventos do cronograma municipal anual.

A consulta foi realizada exclusivamente através da internet. Para opinar, a pessoa tinha que abrir o site da Câmara e o link da consulta e digitar um texto no qual manifestasse a sua opinião à festa.

A Tusca é um evento que já é realizado há mais de 30 anos em São Carlos. Nas suas últimas edições foram registradas duas mortes durante o corso, micareta que abre o evento e também houve, em 2011, o atropelamento e morte de uma idosa por um estudante embriagado que participava de uma das festas da Tusca.

Os resultados da consulta foram divulgados na tarde de ontem pelo presidente da Câmara Municipal, Edson Fermiano (PR) em entrevista coletiva, no Edifício Euclides da Cunha. Foram registradadas 1.917 participações pelo site oficial da Câmara Municipal entre os dias 18 de outubro e 17 de novembro de 2011. Todas as opiniões constam de uma publicação da Câmara Municipal. O livreto tem 484 páginas e foram impressos 500 exemplares.

CONTRAPONTO – O vereador Equimarcílias de Souza Freire (PMDB), vereador que realiza uma verdadeira “cruzada” contra a Tusca, minimizou os resultados. Segundo ele, o resultado já era previsto devido às características dos usuários da internet. “Em mais de 90% dos casos, as opiniões são da garotada e de outras cidades. A consulta é um importante instrumento democrático. Este assunto transcende a vontade da cidade. Um total de 99% dos participantes da Tusca é de universidades de outros municípios. O livreto não expressa sequer 5% da vontade da população de São Carlos”.

Defensor da Tusca e autor da lei que coloca a Taça Universitária no calendário oficial de eventos de São Carlos, o vereador Lineu Navarro (PT) ressalta que o resultado revela a ligação da cidade com o mundo universitário e seus eventos. “Do meu ponto de vista, isso deixa claro que a lei foi acertada, incluindo a festa universitária no calendário de eventos. Seria uma aberração negar o papel das universidades públicas e suas manifestações culturais, políticas e esportivas em São Carlos. Nos últimos 50 anos o desenvolvimento da cidade foi puxado pelas universidades públicas do município”.

O presidente Fermiano comenta que a consulta teve quase 2.000 acessos. “A participação da população mostrando interesse é algo muito importante. A consulta reflete as opiniões. Temos uma lei do Freire que deseja revogar a lei que prevê a Tusca no calendário oficial municipal. Esta pesquisa e mais a argumentação em plenário, segundo o estado de direito, trará aos vereadores uma maior visão sobre a matéria”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
ANTONIO
ANTONIO
11 anos atrás

Isso é uma esposta ao vereador freire. se aproveitarem e fizerem uma pesquisa verão que esse vereador está entre os mais antipatizados de nossa casa legislativa.

Pedrão
Pedrão
11 anos atrás

Essa pesquisa pela internet ao meu ver perde credibiliade, pois os estudantes interresados foram com certeza a grande maioria dos votantes pela internet. O povo de São Carlos pouco ou nada ficou sabendo disso.

josé a.silva
josé a.silva
11 anos atrás

T U S C A…….NÃAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAO.por que a santa casa e a upa,ficam só p/eles e população em geral ficam sem estes serviços, devido a grande procura dos T U S C A N O S em coma alcoolicos e acidentados.

jose carlos arruda
jose carlos arruda
11 anos atrás

Esse Lineu Navarro, autor da infeliz lei que coloca a Tusca no calendario de eventos da cidade deveria procurar o que fazer !!! o que deveria ser um evento dos alunos e para os alunos se transformou num mega negocio, onde pessoas juridicas sao constituidas (por exemplo a Atletica do CAASO) para fazer dinheiro !!!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x