Advogados do Ano receberam “Prêmio Dr. Aurélio Cattani” na Câmara Municipal

13 de agosto de 2019


A Câmara Municipal realizou na última sexta-feira (9) a sessão solene de entrega do “Prêmio Dr. Aurélio Cattani” “Prêmio Dr.Aurélio Cattani” ao Advogado do Ano, Renato Cássio Soares de Barros, e à Advogada Homenageada do Ano, Teresa de Fátima Paiva. A premiação reconhece os relevantes serviços prestados pelos profissionais à comunidade são-carlense. 

 A solenidade, presidida pelo vereador Lucão Fernandes, presidente do Legislativo, teve como orador oficial o vereador Marquinho Amaral. Compuseram a mesa de autoridades Valdemar Zanette, chefe de Gabinete da Procuradoria Geral do Município, representando o prefeito Airton Garcia Ferreira; o juiz de Direito Carlos Castilho Aguiar França, diretor do Fórum de São Carlos; Ariadne Leopoldino Margarido,presidente da 30ª. Subsecção da OAB de São Carlos; Glaudecir José Passador, conselheiro estadual da OAB-SP, Emerson Chu, diretor titular do Ciesp São Carlos; Douglas Barreto, presidente da AEASC e os homenageados Renato Cássio Soares de Barros e Teresa de Fátima Paiva. Além do presidente e do orador, estiveram presentes os vereadores Azuaite França, Julio Cesar, Laide Simões e Roselei Françoso.

Em seu discurso, o vereador Marquinho Amaral, que se pronunciou em nome do Legislativo, destacou o merecimento da premiação, alusiva ao 11 de agosto, “Dia do Advogado”, e  cumprimentou os homenageados. “Quero também nesse instante enaltecer a atuação de todos os advogados de nossa cidade, enviando uma especial saudação às mulheres”, ressaltou. “As advogadas que se destacam como operadoras do Direito, assinalando com muita competência e coragem a sua presença nas lides jurídicas em nossa Comarca”. Também estendeu a saudação à OAB, “entidade que se firmou ao longo de inúmeros episódios da História do Brasil – como guardiã das instituições democráticas e do Estado de Direito”.

Renato de Barros é advogado desde 1998. Formado pela Faculdade de Direito de São Carlos, com especialização em Direito Processual Civil, é pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Direito na Sociedade Contemporânea, da UFSCar. Doutor em Educação na Universidade Federal de São Carlos com ênfase sobre o Ensino do Direito e a Formação do Bacharel em Direito, é Mestre em Educação, também pela UFSCar, com estudo voltado ao Ensino do Direito do Trabalho. Desde o ano de 2002 é professor no Curso de Direito do Centro Universitário Central Paulista (Unicep), onde foi membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Núcleo Docente Estruturante. Ex-coordenador do Procon (2001 a 2004), foi presidente da 30.ª Subseção da OAB no triênio 2016/2018. Atualmente preside a Comissão de Ética e Disciplina dessa entidade.

Teresa de Fátima Paiva, anteriormente ao exercício da advocacia trabalhou na empresa INOCOOP Bandeirantes, na comercialização de 479 unidades habitacionais no Conjunto Residencial Maria Estela Fagá. Atuou na venda das casas próprias e na montagem de processo com documentação ao BNH e Caixa Federal, tendo feito estágio em São Paulo junto ao Departamento de Financiamento e Vendas Comerciais. Formada pela Faculdade de Direito de São Carlos em 1982, advoga na área cível e no direito de família desde 1984. A atuação no cível abrange execuções, busca e apreensão, dívidas, contratos, dano moral indenizável inventários e partilhas, usucapião e ainda: cobranças cíveis, notificações judiciais, reintegração de posse e alvarás judiciais. No Direito de Família: alienação parental, guarda, autorização para menores viajarem para exterior, adoções, alimentos (genitores e avós) divórcios e separações judiciais.

comments icon 0 comentários
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *