26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Airton diz que quem quer ser Prefeito deve disputar eleição e Roselei diz que governo está com dias contados

Airton diz que quem quer ser Prefeito deve disputar eleição e Roselei diz que governo está com dias contados

Clima de tensão entre Executivo e Legislativo vem se acirrando nas últimas semanas e deverá ter novos desdobramentos

29/07/2022 00h56 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Airton diz que quem quer ser Prefeito deve disputar eleição e Roselei diz que governo está com dias contados

Em meio à disputa entre vereadores e Prefeitura, após a abertura de Comissão Processante, em função do “Escândalo da Entulheira”, na sessão ordinária de terça-feira (26) e a exoneração de quase 30 cargos ligados aos parlamentares no Diário Oficial de quinta-feira (28), o Prefeito Airton Garcia e o Presidente da Câmara, Roselei Françoso, concederam entrevista à Rádio CBN São Carlos, falando sobre o cenário político.

Airton disse que estão tentando derrubá-lo do cargo. “Política é assim mesmo. Os caras perdem da gente nas urnas e depois querem derrubar no tapetão. Isso é normal”. Mais tarde, em vídeo divulgado nas redes sociais, Airton disse que quem ser prefeito deve disputar a eleição.

Para Airton, em relação à Câmara, faltou um pouco de diálogo por parte da Prefeitura para evitar a abertura da Comissão Processante, porém encara com tranquilidade. “Na política, o melhor caminho é sempre o diálogo. Os votos contrários são momentâneos. Amanhã podem ser favoráveis. Isso é normal. Estou tranquilo”.

Para Roselei, o governo está com os dias contados e os vereadores, que ajudaram na campanha vitoriosa em 2020, se sentem traídos. “Politicamente, o governo está desfalcado. Faltou articulação para convencer os vereadores de que a denúncia não era cabível. Acho que o governo tem dias contados, infelizmente, pelo próprio desastre que eles estão causando na gestão, tirando pessoas chaves da administração municipal, pessoas que têm um papel fundamental e eu espero que consigam buscar soluções para isso. Mas hoje, de uma maneira muito prematura aqui, analisando os fatos, acho que é um governo que vai precisar se mexer muito para se salvar”.

Segundo Roselei, as exonerações foram uma forma de responder à Câmara Municipal, talvez de maneira impensada. “O que eu entendo é que, o que foi feito, foi um verdadeiro desmonte do Poder Executivo e vai trazer consequências terríveis para a gestão municipal. Será que a prefeitura conseguirá repor essas pessoas em tempo recorde para não comprometer os projetos que estão em andamento? Eu penso que isso que foi feito não foi muito pensado na cidade. Foi apenas uma espécie de troco na Câmara Municipal”.

A aprovação da Comissão Processante foi a gota d’água para a deflagração da guerra entre Executivo e Legislativo. Em função do atual estado de saúde do Prefeito Airton Garcia, que não tem conseguido comparecer todos os dias no Paço Municipal, os vereadores criticaram o fato de alguns assessores próximos ao Prefeito estarem tomando as decisões que caberiam ao chefe do Executivo municipal.

Outro elemento que aumenta o clima de tensão entre Executivo e Legislativo são as denúncias de ameaças feitas a vereadores por parte de integrantes do governo municipal. Os vereadores Djalma Nery (PSOL) e Paraná Filho (PSB) relataram terem sofrido ameaças, em função da atuação nas CPIs.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x