27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Airton: “PT perde, mesmo com 30 candidatos”

Airton: “PT perde, mesmo com 30 candidatos”

25/04/2012 08h03 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Airton: “PT perde, mesmo com 30 candidatos”

O pré-candidato a prefeito Airton Garcia (DEM) continua com a língua afiada. Rápido no gatilho, ele ressalta que mesmo com mais de um candidato de oposição, o prefeito Oswaldo Barba, do PT, deve naufragar nos seus planos de se reeleger em 7 de outubro.“Mesmo com 30 candidatos, a votação se concentrará em um opositor que vai se sobressair para derrotar o PT, pois São Carlos não suporta mai o PT”.

Airton afirma que caso seja prefeito, estará pronto para tal desafio. “Me preparei a vida inteira para ser prefeito de São Carlos. Eu rodo o Brasil inteiro e vejo muitas coisas boas que poderiam ser implementadas em São Carlos. Então, eu tenho esta vontade de servir a cidade, embora tenha muita coisa a fazer. Para sim, deixar tudo seria um sacrifício muito grande, mas tenho este intuito de ajudar São Carlos.”

O empresário enfatiza que mantém seu projeto de uma aliança com o pré-candidato do PSDB, Paulo Altomani. Um será candidato a prefeito e o outro a vice-prefeito. “Existe uma conversa para fazermos uma união. Quando chegar o momento oportuno, vamos definir qual dos dois deve ser o candidato a prefeito. Esta conversa está de pé e andando. E acredito muito nesta linha de raciocínio”.

Airton também destaca que esta união representa um “clamor” do eleitorado. “Esta união não é uma ideia do Airton ou do Altomani. Há um clamor da população de São Carlos que não aguenta mais o PT e quer uma união muito grande para derrubar o PT. Eu, particularmente, não penso assim. Eu penso que mesmo se os grupos saírem divididos, o PT não ganha a eleição em São Carlos”.

Quanto à opinião do ex-prefeito Dagnone de Melo (PSD) de quem foi vice entre 1997 e 2000, que afirma que ele e Altomani se precipitaram lançando seus nomes na corrida eleitoral, Airton prefere desconversar. “Vejo com normalidade. A política é assim mesmo, um enxerga de um ângulo, um enxerga de outro. Um tem um determinado interesse, outro tem outro interesse diferente. Eu vejo com naturalidade a opinião de todo mundo”.

Indagado sobre se ainda pensa que o ex-deputado federal e hoje presidente do Cepam, Lobbe Neto, não pode ser prefeito por nunca ter administrado uma quitanda, Airton diz que vê nele uma aptidão para o parlamento. “Cada um tem um perfil neste mundo. Ninguém é bom para tudo e todo mundo é bom. Depende para quê. O Lobbe tem um perfil para o Legislativo. Você nota que quando ele sai candidato a deputado, tem 60% dos votos e quando sai candidato a prefeito, em São Carlos, que ele já foi diversas vezes, ele nunca atingiu 15%. Ele nunca ficou em segundo lugar, mas sempre em terceiro ou quarto lugar. Acredito, inclusive, que, se o Serra for o prefeito de São Paulo, algo em que eu acredito muito, ele pode puxar alguns deputados federais do PSDB para sua secretaria e o Lobbe pode assumir uma vaga na Câmara Federal”.

PERFIL IDEAL – Airton define o seu perfil como o melhor para governar a cidade. “O Airton Garcia tem o perfil mais adequado para administrar São Carlos. Eu sempre comprei empresas quebradas e sempre levantei estas empresas. E hoje São Carlos é uma empresa inchada, mal administrada, cheia de contratos mal feitos. Tanto é assim que mesmo a cidade tendo uma arrecadação muito alta, a Prefeitura não consegue fazer nada. Na era petista, a Prefeitura só consegue fazer alguma coisa com dinheiro emprestado. Então a cidade está hoje muito endividada, inchada e mal administrada. É o perfil em que o eleitor de São Carlos precisa prestar muita atenção. Não se pode votar num candidato para o Poder Executivo, se este candidato não tem o perfil de executivo. O povo deve escolher o candidato certo para resolver os problemas que São Carlos hoje tem”.

ALTOMANI – Sobre o novo aliado, Altomani, ele define como “um administrador”. “Ele (Altomani) começou do nada, administra uma empresa. Ele tem capacidade administrativa comprovada. Ele somente não administrou nada ainda na área pública. E as pessoas não sabem, mas é muito diferente se administrar uma empresa e a Prefeitura. Eu já fui vice-prefeito e tenho um pouco mais de contato com a gestão pública”.

BARBA – Quanto ao perfil de Barba, segundo ele, é o de um mau gestor. “É um perfil de uma pessoa que nunca administrou nada. Então, isso comprova que quando se vota numa pessoa que nunca administrou nada, se chega à situação que vemos aí. A cidade está ruim na saúde, na educação. Para você ter ideia, no último orçamento que vi deles, a Prefeitura só conseguia investir 0,4% do orçamento. Num orçamento, que era de R$ 374 milhões, só tinha R$ 1,4 milhão para investir. Quer dizer: eles torram todo o dinheiro da cidade e não conseguem investir nada. Eu tenho um tio que já morreu e que dizia a seguinte frase: ‘O trouxa e o dinheiro logo se separam!’ Então, não adianta. Eles (do PT) têm um caminhão de dinheiro, mas não conseguem fazer nada na cidade”.

Indagado sobre se enxerga alguma qualidade no governo Barba, ele responde da seguinte forma: “Eu acho que a gente tem que apontar o que está errado. Acho que deve haver alguma qualidade, mas muito pequena. Eles, do PT, gostam de perseguir empresários, como o sujeito que tem um varejão de frutas, uma pequena indústria, uma firma de prestação de serviços. O PT só quer fiscalizar, cobrar impostos, em ferrar o empreendedor. É por isso que São Carlos é a cidade que menos cresce e menos gera empregos na região”.

Airton nega que tenha servido como “força auxiliar do PT” em 2008 e 2010, quando Barba e Newton Lima saíram vencedores com sua participação nas disputas. “Fazer um prognóstico depois é muito fácil. É difícil fazer antes. Em 2010, o Newton Lima não se elegeu, ele foi puxado pelo palhaço Tiririca. Eu mostro as falhas do PT, agora, quem vota é a população. Quem vota são os eleitores”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x