27 de Novembro de 2020

Dólar

Euro

Eleições 2020

Jornal Primeira Página > Notícias > Eleições 2020 > Airton quer mais avanços em Saúde e Educação no próximo governo

Airton quer mais avanços em Saúde e Educação no próximo governo

Ideia é ampliar obras, vagas, serviços e atendimentos nas duas redes.

15 de Outubro de 2020 às 10:38 Publicado por: Redação
Airton quer mais avanços em Saúde e Educação no próximo governo Foto: Divulgação

O prefeito e candidato à reeleição, Airton Garcia (PSL), que representa a coligação “São Carlos segue em frente”, quer dar continuidade ao ritmo de obras e de atendimentos nas duas principais redes municipais que atendem uma parcela significativa da população: a Saúde e a Educação.  De 2017 até aqui, nesses dois setores, foram várias conquistas.

UPA – Na área da saúde, Airton colocou em funcionamento, sem risco de fechar, as três UPAS da cidade: Santa Felícia, Cidade Aracy e Vila Prado. Com seriedade e planejamento foi possível preencher o quadro de médicos e garantir os plantões 24 horas. As três UPAs juntas atendem por dia, em média, 750 pessoas. São cerca de 22.500 atendimentos por mês. Para manter em pleno funcionamento uma UPA, a Prefeitura gasta, por mês, cerca de R$ 1 milhão cada uma.

USF – Airton Garcia também finalizou quatro Unidades de Saúde da Família- USF’s. A USF do Santa Angelina, que também atende o Arnon de Melo, a USF do Cidade Aracy e a do Jardim Zavaglia, obra parada desde 2013. Hoje, só essa unidade de saúde da família atende moradores do Zavaglia, do Eduardo Abdelnur e do Antenor Garcia. E tem ainda a USF da CDHU, obra que estava parada e que foi retomada pelo Airton. Em breve, com mais essa unidade, os moradores do Parque São José, Vila Izabel e Vila Morumbi terão mais saúde perto de casa.

“A cidade é uma coisa viva, não é uma coisa morta. Ela apresenta demandas e problemas todos os dias e a gente tem que resolver. Se não é possível de uma vez só, porque o bolso é curto, precisamos fazer aos poucos. Essa é nossa missão, sempre trabalhar no sentido de fazer mais obras, ampliar vagas, serviços e atendimentos, principalmente nessas duas áreas que sempre são as mais sensíveis”, disse Airton Garcia.

Educação – Em 2017, na educação infantil, que inclui as creches, eram atendidos 8.600 alunos. Em 2020 são 12.200, um aumento de quase 42%. No ensino fundamental, em 2017, eram atendidos 5.600 alunos, agora são quase 6.300. Um aumento de 12%. O EJA-Educação de Jovens e Adultos, que em 2017 tinha 460 alunos, em 2020 passou para 519. Também um aumento de 12%. No total, em toda a Rede Municipal de Ensino, nos quatro anos do Governo Airton, a expansão de vagas chegou a 29,7%. Em 2017 eram 14.697 alunos na educação infantil e ensino fundamental, e hoje são 19.066. Foram abertas 2.060 novas vagas na educação infantil e 527 no ensino fundamental.

Escolas Novas – Para atender a demanda de expansão, 5 novas escolas foram construídas: uma EMEB, com capacidade para 700 alunos no Residencial Eduardo Abdelnur, maior escola municipal de São Carlos;  uma EMEB, no Jardim Araucária; e três CEMEIS: uma no Parque Novo Mundo, outra no Residencial Eduardo Abdelnur, e mais uma no Jardim Embaré. “A educação, assim como a saúde, também é um setor que precisa ter um olhar diferenciado de qualquer prefeito. O importante é deixar claro que nessas duas atividades, São Carlos se orgulha em investir mais do que determina a Constituição. E quero continuar agindo dessa forma nos próximos quatro anos”, advertiu Airton Garcia.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x