24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Alan João encara seu maior desafio na política

Alan João encara seu maior desafio na política

Prodígio da política, em apenas seis anos passou de um candidato a deputado para presidente da Câmara Municipal de Porto Ferreira

17/01/2021 15h49 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Alan João encara seu maior desafio na política Fotos: Divulgação

Como um verdadeiro prodígio, Alan João passou de um candidato a deputado praticamente desconhecido em 2014 para o comando de um dos poderes municipais de sua cidade. Isso em apenas seis anos.

Em seu segundo mandato consecutivo, o jovem Alan João (PSD) encara seu maior desafio na política até agora. Terá que comandará o Poder Legislativo de Porto Ferreira no biênio 20021-2022. Isso na condição de presidente mais jovem da Câmara Municipal de Porto Ferreira. Ele inicia seu mandado acreditando que o maior desafio para essa legislatura será lidar com a pandemia e os resultados quando o vírus da COVID-19 não for mais um problema.

“O pós-pandemia trará um desafio econômico, de geração de emprego e renda e, principalmente, continuar fortalecendo o SUS para que possa levar a vacina para toda a população ferreirense o quanto antes”, pontuou o vereador.

Nos próximos quatro anos, a prioridade para o presidente da Câmara será a retomada econômica. “Será o ponto essencial para poder gerar emprego, renda para o profissional ferreirense.” Alan João também disse ser importante rever as questões ligadas à educação, cultura e esporte. “Para que as pessoas, nesse pós-pandemia, tenham o seu lazer, os seus direitos essenciais bem abrigados pelo Estado.”

Ex- secretário de Cultura entre 2015 e 2016, o parlamentar acredita  ser essa uma área prioritária. “Acredito que a cultura é uma ferramenta importante para a mudança da sociedade”, completou.

Alan João também é advogado, formado pela Universidade de Ribeirão Preto e pós-graduado em Direito e Processo Penal pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de ser inscrito na Ordem dos Advogados de Portugal.

Sua experiência profissional o tem ajudado na hora de desempenhar a sua função legislativa. “Facilita o processo legislativo, já trabalho com leis, tenho mais facilidade na elaboração de projetos. Com isso, fui o vereador que mais tive projetos de lei apresentados na Câmara e aprovados, inclusive.”

Para esse novo mandato, o presidente da Câmara pretende manter esse perfil. “Porque isso acaba vinculando os poderes locais a cumprirem essa legislação, possibilita um direito garantido para o cidadão”, salientou.

Nos últimos dois anos, o vereador foi líder do prefeito na Câmara Municipal e, para esse novo mandato, foi eleito pelo mesmo partido do prefeito, o PSD. “Tenho uma vinculação direta com a administração. Entendo que teve uma aprovação nas urnas significativa. Também acredito que o prefeito tem feito um governo muito bom, de respeito, de parceria com o Legislativo.”

Mas, ao assumir a presidência da Câmara, Alan João espera manter uma neutralidade em relação ao Executivo. “Como presidente, é preciso ouvir todos lados, os vereadores e priorizar o Legislativo visando o interesse público sempre”, ressaltou.

Na presidência da Câmara pela primeira vez, Alan João foi eleito por unanimidade, além de ser o mais jovem vereador a ocupar esse cargo. Para ele, o maior desafio como presidente será levar à população as pautas do Legislativo Municipal.

“Acho que falta para a Câmara, como um ente, informar o seu papel de instituição, a sua função institucional no munícipio. A Câmara não pode ficar inerte. Por exemplo, a questão da pandemia, não é a Câmara que decide quais serão as ferramentas adequadas a serem usadas pelo município, mas a Câmara pode informar a população de Porto Ferreira o que deve fazer e o que não deve fazer, levar conhecimento científico para cidade.”

Trazer as pessoas para dentro da Câmara Municipal também é uma das prioridades de Alan João como presidente. “Que a Câmara possa ser um órgão onde as pessoas venham para adquirir conhecimento através de palestras, através de um calendário institucional interessante, visando a coletividade”, destacou.

Outro objetivo do vereador é levar a Câmara para o centro da agenda pública no município. “Entendendo a sua função enquanto Poder Legislativo, mas cumprindo o seu papel institucional na sociedade. A Câmara não pode ser inerte às questões do município.”

Neste momento de pandemia, Alan João ressaltou a importância dos meios de comunicação digitais para se comunicar com a população. “O desafio é esse: trazer a população mais próxima da Câmara, entender qual a função do vereador, entender de que forma a Câmara pode melhorar a vida de cada munícipe”, elencou.

O fato de ser o presidente mais jovem, segundo o parlamentar, pode contribuir com o desenvolvimento do Poder Legislativo principalmente na área de tecnologias. “Eu sempre usei muito as redes sociais para divulgar o meu trabalho e quero que a Câmara se volte a isso. O celular tem sido uma ferramenta essencial. Acredito que vou conseguir oxigenar o poder público no sentido de trazer novas tecnologias e informações do Poder Legislativo.”

Para finalizar, Alan João falou sobre a responsabilidade por ter tido uma votação unânime para a presidência. “Foi uma votação histórica que conseguimos com os onze votos. Isso é muito importante porque mostra que a presidência tem o apoio do plenário nesse início de legislatura”, afirmou

Por outro lado, há também a responsabilidade em atender a todos os vereadores. “É óbvio que, independente do resultado da eleição, o presidente tem que atender os vereadores, mas como teve uma unanimidade, você acaba ficando mais próximo de todos, isso é muito bom, mas acarreta mais responsabilidade”, concluiu o presidente da Câmara.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x