26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Ambiental enxerga denúncia com viés político

Ambiental enxerga denúncia com viés político

21/09/2019 17h25 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Ambiental enxerga denúncia com viés político

A São Carlos Ambiental respondeu às denúncias do vereador Marquinho Amaral. Na última terça-feira, 17, o parlamentar do MDB elencou uma série de problemas no Aterro Sanitário Municipal e no cumprimento do contrato da coleta de lixo. Na quinta-feira, 19, a Prefeitura divulgou a criação de uma Comissão de Sindicância para apurar as denúncias do parlamentar. Em nota, a empresa alega que as recentes acusações são completamente infundadas e tem conotação política.

A São Carlos Ambiental destaca que “segue os mais altos padrões de engenharia ambiental e respeita integralmente as leis trabalhistas e ambientais”. “Prova disso foi a recente avaliação da Cetesb, órgão ambiental responsável pela fiscalização do empreendimento, que pontuou o Aterro Sanitário com a nota máxima de 10 pontos, na avaliação anual realizada segundo os critérios do IQR – Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos – pelo 2º ano consecutivo. Este é um selo de qualidade ambiental muito importante, pois apenas 6,7% dos Municípios do Estado de São Paulo possuem a nota máxima da Cetesb”, destacou a concessionária do lixo.

Sobre as condições de trabalho do Aterro, a empresa destacou que recentemente foram implantados um auditório de 40 m² para educação ambiental e visitas técnicas; refeitório de 32 m² para uso dos colaboradores; salas de escritório administrativo e de reunião, vestiário e banheiros (incluindo um acessível para cadeirante). O empreendimento conta ainda com uma área externa de convivência e um pequeno jardim paisagístico. “Confirmando a qualidade das instalações do aterro, foi realizada a inauguração do Centro de Educação Ambiental no dia 25 de junho de 2019, que contou com a presença de autoridades locais, tais como o Secretário Municipal de Serviços Públicos, Mariel Olmo e o Diretor do Departamento de Serviços Urbanos, Anderson de Oliveira”, informa a empresa.

Pesquisa

Em relação aos demais serviços prestados pela São Carlos Ambiental, a empresa ressalta que, em março de 2019, foi feita uma pesquisa junto à população de São Carlos, por uma empresa independente, que indicou que 97% dos munícipes entrevistados avaliaram como ótima ou boa a qualidade dos serviços prestados pela empresa.

Ainda sobre o contrato de PPP, a empresa reitera que segue atendendo todas as exigências contratuais, e que não recebe resíduos de outros municípios, como foi denunciado pelo vereador Marquinho. “Em relação aos clientes privados, eles representam apenas 2,6% do montante total de resíduos recebidos no aterro, quantidade esta que tem um impacto mínimo em relação à capacidade total do empreendimento. Importante ressaltar que todos os resíduos depositados no aterro respeitam o tipo de resíduo permitido pela legislação para o local e são de conhecimento da Prefeitura de São Carlos, sendo que a empresa presta contas mensalmente para a municipalidade”, informou.

Quanto à vida útil do empreendimento, a empresa esclarece que em 6 anos de operação, somente 3 anos de sua vida útil, inicialmente prevista de 22 anos, foram consumidos. Isso significa que o aterro sanitário passou a ter uma vida útil de 25 anos, ou seja, operará até 2038. “Isso é devido aos rigorosos padrões de operação da empresa, bem como de sua busca constante pela eficiência operacional”.

A empresa informa também que apoia a Coleta Seletiva de São Carlos e que, em atendimento ao contrato com a Prefeitura, custeia mensalmente o galpão de recicláveis que é utilizado pela Cooperativa de Coleta Seletiva Coopervida. O local dispõe de 1.700 m² de área, sendo 1.550 m² de área construída, com pátio de 150 m², 02 vestiários, 06 banheiros e 02 escritórios.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x