26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Barba recebe prêmio “Prefeito Inovador” pelo terceiro ano consecutivo

Barba recebe prêmio “Prefeito Inovador” pelo terceiro ano consecutivo

09/11/2011 19h23 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Barba recebe prêmio “Prefeito Inovador” pelo  terceiro ano consecutivo

O Movimento Brasil Competitivo (MBC) reconheceu, pelo terceiro ano consecutivo, as práticas de modernização dos processos públicos implementadas pela Prefeitura de São Carlos, concedendo ao prefeito Oswaldo Barba o prêmio “Prefeito Inovador”. A solenidade de premiação ocorreu em São Paulo na noite da última terça-feira (8) evento que contou com a presença de diversas autoridades como os governadores Eduardo Campos (Pernambuco) e Geraldo Alckmin (São Paulo), além do prefeito da capital paulista Gilberto Kassab e do criador do MBC, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter.

O prêmio outorgado ao prefeito reconheceu São Carlos como a segunda cidade do País, com população entre 200 e 500 mil habitantes, a implantar iniciativas inovadoras, utilizando tecnologia da informação nas áreas de Saúde, Educação, Transporte e Trânsito e Gestão Administrativa. O município de Jundiaí ficou com a primeira colocação nesta categoria.

 

Finalistas – Na edição de 2011 do prêmio “Prefeito Inovador” os municípios finalistas foram escolhidos entre 74 inscritos de oito estados do Brasil. “As prefeituras foram selecionadas por seus projetos inovadores nas áreas de educação, saúde, segurança e tecnologia. Todas as cidades concorreram com municípios do mesmo porte em quatro diferentes categorias: cidades com até 25 mil habitantes, de 25 a 200 mil, de 200 a 500 mil e acima de 500 mil habitantes”, disse o diretor presidente do MBC, Erik Camarano.

Na categoria até 25 mil habitantes, a vencedora foi a cidade de Piratuba (SC). Entre 25 a 200 mil habitantes, a primeira premiada foi Itu (SP). Já em relação à categoria nacional o município vencedor foi Curitiba (PR), que além das homenagens ganhou 100 netbooks. Oswaldo Barba foi o primeiro prefeito do Brasil a vencer a categoria nacional em 2009 – ocasião em também ganhou 100 netbooks que foram distribuídos para as escolas municipais de São Carlos. Posteriormente, esse número foi complementado com outros 1.743 computadores adquiridos pela própria Prefeitura. Em 2010, São Carlos também recebeu o prêmio, empatando com a cidade do Rio de Janeiro.

Na opinião de Oswaldo Barba, a criação do “Prefeito Inovador”, além de ser um estímulo para os prefeitos, confere visibilidade às políticas públicas que podem fazer a diferença para a população. “O MBC, que completa 10 anos agora, está de parabéns pela criação de um prêmio para os prefeitos que inovam na gestão pública. Com certeza é um grande estímulo para aqueles que modernizaram as políticas públicas, mas também é uma maneira de replicarmos as boas experiências para o restante do país”, analisou Barba.

“As prefeituras precisam, cada vez mais, utilizar as ferramentas de tecnologia da informação para melhorar os serviços à população. As ações que implementamos em São Carlos estão trazendo resultados significativos, além de reconhecimentos importantes, como esse do Movimento Brasil Competitivo”, completou o prefeito de São Carlos.

Durante o evento, Barba ainda teve a oportunidade de conversar com o governador Eduardo Campos. Ambos se conheceram no período em que Campos foi ministro de Ciência e Tecnologia, Barba era reitor da UFSCar. O prefeito aproveitou também para conversar com o governador Alckmin e com o chefe da Casa Civil do Estado, Sidney Beraldo, que o parabenizaram pela premiação.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x