Política

Bolsonaro cometeu crime na reunião ministerial?


Imagens da reunião ministerial do dia 22 de abril de 2020 foram divulgadas na sexta, 22, pelo ministro Celso de Mello, e mostram cobranças enfáticas do presidente da República em relação a seus ministros. O vídeo é considerado peça chave do inquérito que investiga se houve, como alega o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, tentativa do presidente de interferir politicamente na Polícia Federal.
O Estadão convidou juristas para analisarem o que Bolsonaro disse na reunião. Entre ameaças, ofensas e palavrões, as imagens mostram o chefe do Executivo cobrando mudanças no governo e fazendo pressão sobre Moro e os demais auxiliares sob a alegação de que não vai esperar “f… a minha família toda”.
Conrado Gontijo, criminalista, doutor em direito penal e econômico pela USP, o vídeo divulgado pelo Ministro Celso de Mello causa perplexidade. “Demonstra que os ocupantes dos mais altos cargos do Poder Executivo da União desconhecem valores básicos da democracia e se valem de linguajar absolutamente chulo para se expressar sobre temas essenciais de interesse da nação”.
No entanto, Gontijo disse não ter ficado claro a ocorrência de crime. “Não identifiquei tão claramente que o ex-Ministro Sérgio Moro tenha sido pressionado a realizar a troca do comando da Polícia Federal, especificamente para favorecer familiares de Bolsonaro em investigações em andamento”.
“O Presidente manifesta, sim, desejo de interferir no trabalho de diversos órgãos e na obtenção de informações oriundas da Polícia Federal, mas não é possível presumir que o tenha feito para prejudicar trabalhos de investigação. A impressão que tenho é a de que a reunião, isoladamente, não confirma as acusações de Sérgio Moro em face do Presidente”, finalizou o jurista.

comments icon1 cometário
bookmark icon

One thought on “Bolsonaro cometeu crime na reunião ministerial?

    Write a comment...

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com