8 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Bragatto: “É hora de uma nova mudança”

Bragatto: “É hora de uma nova mudança”

26/04/2012 08h10 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Bragatto: “É hora de uma nova mudança”

O presidente do Partido Verde (PV) de São Carlos e pré-candidato a prefeito, o ex-vereador Walcinyr Bragatto, concorda que a vitória do PT em 2000 criou um novo paradigma na política local e possibilitou um período de conquistas para a cidade. Por outro lado, ele reflete que a busca da manutenção no poder levou os petistas a ampliarem muito a sua composição política, loteando o governo municipal para tanto. Desta forma, segundo o líder verde, o modelo do PT está “esgotado”. Ele afirma que as eleições municipais de 2012 representam o momento exato de uma nova ruptura que possa levar à forma verde de governar um município.

CANDIDATURA PRÓPRIA – Segundo Bragatto, o PV tem nomes, força política e condições de ter uma candidatura própria. Ele afirma que com uma nova direção, a partir de 2011, a sigla adotou uma nova dinâmica de trabalho e recebeu um grande número de novos militantes. “São novas lideranças que vieram para colaborar e somar. Estamos trabalhando para que o PV tenha as condições necessárias para ter chapa completa ao Legislativo e também ao Executivo”.

De acordo com o verde, São Carlos tem uma condição especial, uma capacidade instalada muito superior aos municípios do mesmo porte. “Nós temos duas universidades públicas de renome internacional, duas unidades da Embrapa e muita capacidade no setor produtivo, que é amplamente diversificado. Precisamos ampliar o desenvolvimento e garantir o desenvolvimento sustentável. Temos aqui a geração de conhecimento que muitas vezes é aplicado em outros municípios, em outros Estados e até em outros países. Muitas vezes há dificuldade de colocar este conhecimento em prática aqui mesmo, onde ele é gerado. Nossa ideia é a de comandar um governo que coloque em prática este conhecimento e gere o processo de desenvolvimento de forma sustentável, que garanta melhor qualidade de vida e melhores condições para os que trabalhem e produzem em São Carlos. A alternância de poder é sempre positiva, trazendo um novo oxigênio à política. É possível realizarmos mais do que foi realizado até hoje”.

LEGADO PETISTA – Bragatto reconhece avanços nos 12 anos de PT em São Carlos. “Houve uma fase importante de mudanças, mas hoje já existe um esgotamento deste modelo. Nós precisamos ir além. É hora de uma nova mudança com gente com fôlego maior para darmos outros saltos importantes. Quando eu era vereador na década de 1990, tínhamos um contato com o secretário de Turismo, Marcos Arbaitman. Ele avaliava São Carlos como uma terra de grande potencial. Mas ele avisava que não bastava ter este know how. Era preciso desenvolver este potencial. E São Carlos poderia ter avançado mais, não só no turismo, como também em outros setores para geramos mais oportunidades”.

Para o pré-candidato, dentro do governo municipal existe gente que sempre foi engajada na luta ambiental. “Mas isso não basta, é preciso um investimento maior. É preciso ampliar as parcerias. Hoje não é só no governo que se prega a sustentabilidade. Na verdade hoje ela se tornou uma exigência. Quem não estiver atento, produzindo com qualidade e respeito ao meio ambiente, enfrenta dificuldades para colocar seus produtos no mercado global. Não cabe à administração municipal o papel de dona da verdade”.

“VENDIDO PARA O PT” – Com relação às constantes declarações de que o PV teria “se vendido para o PT”, Bragatto enfatiza que os boatos surgem dos setores mais rasteiros da política são-carlense. “Infelizmente ainda existe gente na política que age desta forma, caluniando, mentindo e tentando jogar a população contra um partido que sempre agiu de forma honrada e honesta. Mas existem pessoas que gostam de agir de forma suja. Quem sabe um dia eles aprendam que este não é o melhor caminho”.

OUTRAS PARCERIAS – Ele ressalta ainda que o maior parceiro do município deveria ser o governo estadual. Ele afirma que isso não acontece devido às “picuinhas” entre PT e PSDB em São Carlos. Para ele, a burocracia atrapalha o desenvolvimento de São Carlos. “Temos visto o trâmite de processo de investimentos na construção civil, na mecânica e em outros, que poderiam gerar empregos, que não andam. Temos investidores que poderiam estar aqui e que vão para Rio Claro e Araraquara, pois aqui está tudo travado. É por isso que Rio Claro e Araraquara geram mais empregos que São Carlos. Poderíamos ter também parcerias com o Estado para a conclusão e funcionamento do hospital-escola, o que também não acontece”.

BANCADA – Ex-vereador, Bragatto não poupou elogios a Robertinho Mori Roda e Normando Lima, que compõem a bancada do PV na Câmara. “Debatemos os projetos. Não há este negócio de voto fechado, não. Tanto que quando se aumentou imposto em São Carlos, o Robertinho votou contra. Temos dois vereadores sérios e dignos”.

Para Bragatto, é necessário se parar com o uso eleitoreiro de projetos, obras e serviços públicos. “As pessoas fazem muita propaganda e depois as coisas não acontecem. Existem muitos anúncios eleitorais que acabam não se configurando”.

CARGOS – Existe, segundo Bragatto, um loteamento da Prefeitura entre os partidos que dão apoio ao prefeito. “Assim como no governo federal, o governo municipal está loteado e nem sempre com gente de capacidade. Deveria haver o critério da capacidade, da lisura e do histórico para se nomear os melhores quadros para se governar uma cidade”.

A candidatura do PV, segundo Bragatto, não é a 3ª via entre PT e PSDB. “Não concordo com este negócio de primeira, segunda ou terceira via. O que posso garantir é que o PV propõe a via do desenvolvimento sustentável com qualidade de vida, unindo o conhecimento aos anseios dos cidadãos”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
PEDRO
PEDRO
12 anos atrás

Acho que esse senhor não tem moral para falar nada, uma vez que seu partidinho deu sustentação na camara municipal ao atual e ex prefeito, enfim seu partido é de aluguel, quem oferecer mais ele apoia.

jham alves
jham alves
12 anos atrás

você tem razão, gostei como eleitor e cidadão dos 8 anos de governo do newton lima, mas o barba não vai deixar saudades, obras de má qualidade, loteamento do governo, desperdicio de dinheiro publico, aumento exorbitante da volencia, as obras andando a passos de tartaruga, isso foi o que ficou bem nitido para mim… espero um governo melhor e mais oussado, alias isso falta aos politicos dessa cidade, a ousadia…

tania pires
tania pires
12 anos atrás

Sou tânia pires, aqui em Vila Velha/ES, queria muito políticas públicas para sairmos desta situação vexatória que é a violência contra a mulher.

Saudações feministas.

Becaro
Becaro
11 anos atrás

Amigos de São Carlos, vamos nos unir em torno de um candidato sério que procure atender as necessidades da população, sem as mentiras dos chamados grandes partidos, que tenha um passado inatacável, que seja sincero e trabalhe sem partidarismo fanático que temos visto ultimamente…

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x