24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Eleições 2020

Jornal Primeira Página > Notícias > Eleições 2020 > Carlos Caregaro: “Não há mais espaço para a velha política”

Carlos Caregaro: “Não há mais espaço para a velha política”

Empresário afirma que aguardou aposentadoria para se candidatar a prefeito, por agora poder se dedicar exclusivamente à gestão pública

25/11/2020 06h42 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Carlos Caregaro: “Não há mais espaço para a velha política” Fotos: Divulgação

Empresário e ex-vereador, Carlos Caregaro foi eleito prefeito de Ribeirão Bonito, vencendo o atual prefeito, Nanado, por apenas 42 votos. Vindo da iniciativa privada, Caregaro anuncia a implantação do distrito industrial e também de políticas públicas fortes para a saúde e a educação, suas outras duas prioridades. Quanto ao processo político, ele é enfático em condenar as práticas de corrupção e compadrio conhecidas como “a velha política”. “Não há mais espaço para isso no Brasil”, afirma ele.

PRIMEIRA PÁGINA- Qual foi o segredo para se eleger?

CARLOS CAREGARO – O segredo para isso foi uma campanha limpa e feita com muito amor e transparência com a população.

PP- Em tempos de Covid-19, o povo reelegeu a maioria dos prefeitos que estão no poder.  Como o senhor conseguiu derrotar o prefeito Nanado?

CAREGARO – A forma como os prefeitos lidaram com a pandemia em suas cidades e o período mais curto de campanha parece que contribuiu em todo o Brasil para que a taxa de reeleição fosse a maior nos últimos 12 anos. Os mesmos fatores podem ter feito prefeitos não serem reeleitos e cada cidade tem sua particularidade. O cenário em Ribeirão Bonito não é simples, além da pandemia nossa cidade viveu o assassinato trágico e covarde do prefeito Chiquinho que o Nanado era vice e sucedeu. Nós ganhamos as eleições porque a população viu nossa campanha, nossas propostas, minha experiência e do Reginho, e acreditou que nós erámos a melhor opção para administrar a cidade agora.

PP – Quais são suas prioridades para governar Ribeirão Bonito?

CAREGARO – As prioridades do nosso governo são as que a população escolheu em consulta pública que realizamos para construir nosso plano de governo: Emprego e Renda, Saúde e Educação.

A primeira prioridade é emprego e renda. Segundo dados do IBGE Cidades, Ribeirão Bonito e Guarapiranga possuem apenas 16.2% de pessoas ocupadas em relação à população total e 29.2% da população vive com até meio salário mínimo por pessoa no mês. Incluir as pessoas no mercado de trabalho é a grande missão do nosso Governo. Saúde é a segunda prioridade. Muitas reclamações são relacionadas sobre a fila de cirurgias eletivas e de consultas com especialistas. É preciso modernizar a saúde, avaliar e incentivar os profissionais e garantir amplo acesso da população de forma integrada, centralizada e digital, possibilitando o acesso do Sistema Único de Saúde a todos os cidadãos de Ribeirão Bonito e Guarapiranga. E educação é a terceira prioridade da população, de acordo com a nossa consulta pública. Vimos nos últimos anos a educação no município ser sucateada e deixar os professores sem recursos e estrutura mínima digna para trabalharem. Precisamos melhorar a qualidade da educação valorizando os professores e a escola.

Por fim, transparência e combate à corrupção para cuidar dessas 3 prioridades e de todas as outras será transversal no nosso governo.

PP – O senhor é empresário e enfrenta a alta carga tributária e também a burocracia do Brasil. Como o senhor pretende agir como prefeito para incentivar o setor produtivo e também os empreendedores das áreas de comércio e serviços?

CAREGARO – Como disse na resposta anterior, Emprego e Renda é a principal prioridade do nosso governo. Temos um plano com ações de curto, médio e longo prazo para isso. Entre as ações prioritárias está: (1) a implantação do distrito industrial para atrair novos empreendimentos e ampliar os negócios que já existem, com a estrutura de instalações adequadas, associada a um estudo aprofundando de recolhimento tributário do município para possibilitar incentivo fiscal eficiente e atrativo para instalação de novas empresas na cidade; (2) criação de um programa de estímulo e incubação para pequenos negócios e empresas, capacitando micro e pequenas empresas locais, profissionalizando não somente a fabricação de seus produtos, mas também o empreendedor por meio da capacitação gerencial e administrativa; e (3) capacitação e qualificação de mão de obra especializada para empresas e fábricas da cidade e região, capacitação para geração de renda e inclusão digital.

PP – Todos os analistas preveem um 2021 sombrio e tenebroso, principalmente se o presidente Bolsonaro extinguir o Auxílio Emergencial. O senhor tem algum Plano B para tocar a cidade em tempos de recursos minguados?

CAREGARO – Primeiro, iremos acompanhar a situação em Brasília e com a Confederação Nacional dos Municípios para defesa do Auxílio Emergencial. E em paralelo, iniciamos semana passada nosso governo de transição com a gestão do atual prefeito Nanado. É nessa transição que iremos receber todas as informações da situação da prefeitura e avaliar quais as medidas que deverão ser tomadas e fazer isso com muita transparência. Já solicitamos ao prefeito atual diversos relatórios e entre eles um relatório sobre  a  situação  financeira  do  Município,  com  números  das  contas,  das  agências e  dos  bancos;  dos demonstrativos dos saldos disponíveis, dos restos a pagar, da relação dos documentos financeiros de longo prazo; dos valores médios mensais recebidos a título de transferências constitucionais; inventário de dívidas e haveres, e da comprovação de regularidade com a previdência. Isso será fundamental para definirmos as medidas necessárias e nos prepararmos para o desafio econômico que o país deve enfrentar.

PP – O senhor guarda alguma mágoa dos seus adversários ou tudo ficou no passado?

CAREGARO – As eleições terminaram no último dia 15 e, a partir dali, não somos mais adversários. Fizemos uma campanha limpa, respeitando os adversários e apresentando nossas propostas e o caminho que queremos para Ribeirão Bonito e Guarapiranga. Enfrentamos ataques e momentos difíceis, mas que foram superados com amor, empenho e união da nossa equipe e apoiadores para fazer mais e diferente. Agora, mais do que nunca, a única prioridade é a cidade e trabalharmos para melhorar a vida das pessoas.

PP – O senhor acha que não há mais lugar para a velha política que vinha sendo praticada no Brasil? Aliás o senhor foi vereador há muito tempo atrás e depois deixou a política. Por que a volta?

CAREGARO – Não há mais espaço para a velha política nem aqui e nem no Brasil. Vemos movimentos de renovação política ocuparem cada vez mais as casas legislativas e as prefeituras de todo o país com diferentes bandeiras e isso é muito importante. Falar de política é falar da vida das pessoas e quem está na política não pode fazer dela um meio de vida. Quem mais sofre nesse cenário é a população porque o interesse particular de poucos é colocado acima do interesse público. Mas foi para mudar esse jogo que aceitei esse desafio e me candidatei para prefeito de Ribeirão Bonito e Guarapiranga. Eu não quero e não vou fazer da política um meio de vida. Nossa cidade não pode mais ser a cidade do ódio, da politicagem, da vingança, da corrupção e da falta de emprego. Minha proposta, desde o começo, foi provar que isso é possível. Eu amo muito minha cidade e sempre sonhei em ser prefeito e contribuir para melhorar a cidade. Eu adiei esse projeto porque eu ainda não estava preparado para me dedicar inteiramente às demandas e as atividades de um prefeito. Hoje eu sou maduro, experiente e aposentado, minha dedicação será exclusiva para Ribeirão Bonito e Guarapiranga.

PP- Ribeirão Bonito é uma cidade pobre e que enfrenta muitos problemas ligados à vulnerabilidade da população. Como o senhor pretende gerar empregos numa situação como esta?

CAREGARO – Através das propostas e projetos respondidos nas perguntas 3 e 4 feitas anteriormente.

PP – Os estudantes mostram desesperança com o futuro de Ribeirão. Como reacender a chama dos jovens e fazer de Ribeirão uma cidade de oportunidades?

CAREGARO – Precisamos criar estrutura para motivar não só nossos jovens, mas também nossos professores e profissionais da educação. Vamos trabalhar para realizar a qualificação e valorização de todos os profissionais da educação, como inspetores, serventes e servidores da educação, oferecendo apoio, atualização e motivação para a realização do trabalho e as condições necessárias. Além disso, queremos trabalhar com a digitalização e modernização das escolas, com recursos digitais e ambiente acolhedor que estimule alunos e permita professores a realizarem um trabalho com qualidade e atualização da grade curricular e material escolar do município, estimulando o aprendizado.

PP – É possível se criar uma ETEC ou um núcleo do IFSP em Ribeirão para que a cidade tenha cursos técnicos?

CAREGARO – Discutimos essas propostas quando escrevemos nosso plano de governo, mas não são promessas fáceis de serem cumpridas e exigem uma avaliação mais aprofundada sobre requisitos e medidas que o município deve cumprir e iremos fazer essa avaliação. Outras formas de levar nossos estudantes para essas escolas em outras cidades são nossa prioridade no curto prazo, como cumprir a lei que estabelece o auxílio transporte aos estudantes que cursam faculdade e cursos técnicos em outra cidade.

PP – Como ampliar o turismo em Ribeirão e região?

CAREGARO – Incluir Ribeirão Bonito e Guarapiranga na rota turística regional é um projeto que está no nosso plano de governo, acreditamos muito no potencial da nossa cidade e também é uma maneira de gerar renda. A valorização dos produtos tradicionais de Ribeirão Bonito e Guarapiranga como cachaça, criar uma rota da cachaça incluindo no mapa turístico os alambiques de Ribeirão Bonito e Guarapiranga, uva, pastel, sorvete de uvaia e “baitacão” e outros produtos locais. Explorar de forma mais eficaz a rota do “Caminho da Fé”, que já existe, Incentivo em eventos esportivos relacionados ao ciclismo, caminhadas ecológicas, corridas de aventura, encontro de motos, manobras, patins, skate, carros antigos, etc; são alguns exemplos de como iremos trabalhar.

PP- Deixamos o espaço para suas considerações finais.

CAREGARO – Gostaria somente de agradecer. Tivemos uma importante e apertada vitória nessas eleições. Fizemos uma campanha limpa, respeitando os adversários e apresentando nossas propostas e o caminho que queremos para Ribeirão Bonito e Guarapiranga. Agradeço os 1655 votos de confiança e ressalto aqui o que já disse que, a partir de 1º de janeiro, é da cidade inteira que iremos cuidar de forma igual, sem ódio e sem vingança. Será com paz, alegria, respeito e amor pela cidade que faremos nosso mandato. Temos muito trabalho pela frente e peço para a população o mesmo empenho e participação que tiveram na campanha. Vamos fazer uma cidade melhor juntos, para nos orgulharmos outra vez. O desafio de mudar a história da nossa cidade só começou e precisaremos de todos conosco.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x