19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Cartórios eleitorais convocam mesários

Cartórios eleitorais convocam mesários

24/07/2012 13h24 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Cartórios eleitorais convocam mesários

De acordo com a Justiça Eleitoral, 2.258 mesários vão trabalhar nas eleições municipais deste ano em São Carlos e Ibaté que contam com um total de 609 seções eleitorais.

 

Na 121ª Zona do Cartório Eleitoral, são 254 seções de votos e 14 seções de justificativas, todas em São Carlos; para a 410ª Zona do Cartório Eleitoral, são 19 escolas em São Carlos, contendo 272 seções e 9 escolas em Ibaté com 69 seções.

A Fundação Casa em São Carlos pela primeira vez terá uma seção eleitoral.

A convocação para mesário é feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), de acordo com a necessidade de cada cartório eleitoral. Quando convocado, o cidadão deve apresentar-se na seção eleitoral para trabalhar na eleição. Se o convocado não puder comparecer, deverá comunicar o cartório.

As convocações em ambos os cartórios foram enviadas na segunda quinzena de junho.

Letícia Brumato, chefe de cartório, ressalta que “é importante dizer que na 121ª Zona, a maioria dos mesários é voluntária”. “Nós até preferimos pelo fato de ser garantido o seu comparecimento no dia da eleição”, diz ela.  

Situação diferente ocorre na 410ª Zona, onde a maioria ainda é convocada. “Apesar do número de voluntários ter aumentado bastante nas últimas eleições”, segundo o técnico judiciário da 410ª Zona, Marco Aurélio Candido Pie.  

Priscila Aparecida Tiburcio Damasceno, 23 anos, auxiliar de limpeza, é voluntária na 121ª Zona pela segunda vez. “Gosto muito de trabalhar, acho importante saber como funciona tudo”, diz ela.

Por conta de ter se mudado recentemente, Damasceno não quis arriscar, preferiu checar com antecedência sua convocação, se havia sido convocada ou não e assim foi se cadastrar como voluntária.

As duas zonas eleitorais ainda estão recebendo pedidos de mesários voluntários. Os interessados podem se dirigir diretamente a sua zona eleitoral ou se cadastrar pelo site do TRE, www.tre-sp.gov.br .

Se você não recebeu nenhuma convocação, mas trabalhou nas últimas eleições, é importante verificar se foi convocado, entrando assim em contato com sua Zona Eleitoral, pois o que ocorre às vezes, por motivos de mudanças, alteração de telefone, o cartório não consegue localizar o mesário. 

Os mesários podem ser convocados até 60 dias antes das eleições.

Caso o mesário não possa comparecer no dia da votação, terá 30 dias, a contar da data de eleição, para justificar sua ausência. Caso não justifique, será cobrada multa. 

O treinamento para orientação dos mesários na 121ª Zona acontece entre os dias 17 e 20 de setembro; já para a 410ª Zona Eleitoral o treinamento será nos dias 18 e 19 de setembro, o comparecimento é muito importante.

 

BENEFÍCIOS – Os mesários que trabalharem nas eleições, posteriormente, terão quatro dias de folga no serviço, sendo dois pelo treinamento e mais dois pelo dia 7 de outubro.

O Cartório da 121ª Zona funciona na rua Nove de Julho, 1932, Centro, o telefone para contato é (16) 3372-5999, o horário de atendimento é das 9h às 16h30. O Cartório da 410ª Zona, também fica na rua Nove de Julho, 1916, Centro, os telefones para contato são (16) 3307-1660, (16) 3307-6292, com horário de atendimento das 9h às 17h.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x