20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Catharino reivindica criação de centro de referência

Catharino reivindica criação de centro de referência

01/03/2012 13h33 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Catharino reivindica criação de centro de referência

Buscando reduzir drasticamente o índice de incidência do câncer da próstataem São Carlos, o vereador Antonio Carlos Catharino (PTB) está reivindicando a criação de um Centro Público de Referência de Atendimento à Saúde do Homem e também de um ambulatório móvel para percorrer os bairros realizando consultas, orientações e encaminhamentos para a unidade de referência.

 

Em requerimento encaminhado esta semana ao prefeito Oswaldo Barba, Catharino ressalta que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Ele afirma que em todos os anos existe o aparecimento de 50 mi8l novos casos. Segundo ele, a cada 6 homens um será acometido por esta doença que, se diagnosticada precocemente, chega a até 100% de cura.

Para Catharino, o grande vilão da prevenção neste caso é o preconceito masculino. “Muitos homens ainda resistem a buscar orientação médica ou submeter-se a exames preventivos para diagnosticar diabetes, colesterol, triglicérides e principalmente do exame de câncer de próstata. Existe muita gente ainda carente de informação sobre várias doenças”.

A criação do Centro de Referência da Saúde do Homem, segundo Catharino, teria que ser acompanhada por um Programa Municipal de Saúde do Homem, com atendimento multidisciplinar, com atendimento e exames clínicos, dando ênfase a campanhas educativas. “A informação é uma grande arma contra a doença. Com a prevenção poderemos ampliar a qualidade de vida dos homens e, ao mesmo tempo, ampliar a longevidade da população masculina”, completa o parlamentar.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x