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Cosan amplia uso de ferrovia com novo terminal multimodal

23/10/2012 10h30 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Cosan amplia uso de ferrovia com novo terminal multimodal

Líder mundial na logística de açúcar para exportação, a empresa  Rumo Logística, do Grupo Cosan, inaugurou ontem, a primeira fase de seu novo terminal multimodal para o escoamento de açúcar e grãos. O empreendimento foi implantado em Itirapina, no Interior do Estado, a 290 quilômetros do Porto de Santos. As cargas de exportação serão levadas de trem até o complexo santista.

 

Localizado em uma era de aproximadamente 230 hectares com 15 mil metros quadrados e área construída, o terminal recebeu investimentos de R$ 100 milhões nesta primeira etapa, que abrigará um armazém com capacidade estática para 110 mil toneladas, uma moega rodoviária [equipamento logístico destinado ao recebimento de carga à granel, como açúcar, farelo e grãos] capaz de receber 11 mil toneladas diárias e uma tulha ferroviária [equipamento logístico destinado ao carregamento de vagões], com capacidade de expedição de 44 mil toneladas por dia.

O local conta também com um ramal ferroviário que facilita a operação de carga e descarga de trens sem a realização de manobras, conhecido como “pera ferroviária”, com 5,6 quilômetros de extensão, capaz de suportar 250 vagões. Este local possibilitará que a operação de carregamento seja realizada ainda em movimento, garantindo mais agilidade nas operações, uma vez que cada vagão será carregado em cerca de 3 minutos. Além disto, o terminal possibilitará que todas as manobras de trens sejam realizadas dentro do terminal sem ocupar as vias da cidade de Itirapina.

O terminal está situado numa região estratégica, próxima de todas as linhas ferroviárias do Estado. Ele tem fácil acesso a importantes rodovias paulistas, facilitando o escoamento de açúcar oriundo de usinas do interior paulista. Esta localização privilegiada dá ainda outra importante vantagem competitiva ao complexo, que se tornará um porto seco [terminal intermodal terrestre diretamente ligado por estrada, via férrea ou via aérea com depósito alfandegado localizado na zona secundária, geralmente no interior] para as cargas recebidas e que serão destinadas à exportação via Porto de Santos.

Quando estiver operando a todo vapor, no ano que vem, o terminal será a maior estrutura de embarque de açúcar para ferrovia da Rumo. Ele terá a capacidade de receber 400 mil toneladas (potencial estático),podendo operar 11 milhões de toneladas por ano. A estrutura será usada no escoamento da produção da Cosan e de 90 usinas atendidas pela Rumo Logística.

 

 

MENOS 1.000 CAMINHÕES POR DIA – O início das operações do terminal será fundamental para a redução do fluxo de caminhões que circulam nas rodovias entre o interior paulista e a cidade de Santos, pois o local será um concentrador de cargas e formador de grandes composições ferroviárias. “A operação deste terminal, somada aos investimentos destinados à duplicação da malha ferroviária, será decisiva para consolidar o projeto de reversão de modal da Rumo, que já está sendo responsável por melhorias visíveis na logística do país”, ressalta Júlio Fontana Neto, diretor-presidente da Rumo Logística.

O investimento integra o plano de R$ 1,4 milhões que prevê a migração do modal rodoviário para o ferroviário, como o objetivo de transportar, por ferrovia, mais de 11 milhões de toneladas de açúcar e grãos até 2015. “Com este ousado plano, estamos oferecendo soluções logísticas de algo valor agregado para o Estado de São Paulo, em linha com a estratégia da Cosan de ser um grupo empresarial brasileiro focado em segmentos essenciais par ao desenvolvimento do Brasil, como infraestrutura e energia”, diz Marcos Lutz, diretor-presidente da Cosan.

 

TRANSPORTE FERROVIÁRIO

Alckmin ressalta avanço do novo terminal

A inauguração do novo terminal intermodal para escoamento de açúcar e grãos, ontem, representa um salto na capacidade de transporte ferroviário do Estado de São Paul e também avanços econômicos e ambientais, na visão do governador paulista, Geraldo Alckmin. Ele também  ressaltou que o terminal dará competitividade em um momento difícil pelo qual o setor sucroalcooleiro está passando.

 

“São Paulo é o maior produtor brasileiro de açúcar e álcool. Nós temos ajudado o setor com a redução do ICMS de álcool. No carro flex fuel (movido a bicombustível) o álcool é mais barato, é uma energia limpa e verde”, ressaltou o governador na inauguração, em Itirapina.

A primeira etapa do terminal vai abrigar um armazém com capacidade para 110 mil toneladas. Quando todas as etapas forem concluídas, em 2015, serão mais três armazéns com capacidade de 110 mil toneladas cada um.

Geograficamente, o terminal intermodal fica próximo de todas as linhas férreas, o que pode facilitar a sua transformação em porto seco. O secretário da Fazenda, Andrea Calabi, disse que com a inauguração do terminal o Estado fica economicamente melhor equipado e os custos de produção, transporte e logística melhor apoiados.

“É um grande avanço do ponto de vista logístico e de transporte que vai economizar combustível e reduzir a poluição ambiental. Isso aumenta a eficiência da iniciativa privada melhorando o empreendedorismo no Estado de São Paulo”, destacou Calabi.

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