26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Cotrim é pré-candidato a prefeito pelo PMDB

Cotrim é pré-candidato a prefeito pelo PMDB

22/05/2012 08h57 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Cotrim é pré-candidato a prefeito pelo PMDB

O presidente do diretório municipal do PMDB, Eduardo Cotrim, teve seu nome lançado, na tarde do último domingo, 20 de maio, como pré-candidato a prefeito de São Carlos nas eleições municipais deste ano. Vários militantes peemedebistas manifestaram insatisfação com o tratamento que lhes foi dado pelo PT nos últimos anos. Eles não esconderam seu desejo de romper com o governo municipal, revelando que o projeto que os unia ao governo do prefeito Oswaldo Barba teria se esgotado.

Cotrim afirma que ficou muito emocionado. “Nós que pensamos na cidade de São Carlos, temos como objetivo ser prefeito. Sentimo-nos preparados e temos o plano de governo para vários setores, no saneamento, na mobilidade urbana, na saúde, na educação. Não esperava que a reunião chegasse a isso. Mais de 50 pessoas falaram que temos quer ter candidato próprio e destacaram meu nome. Estou pedindo 20 dias para conversar com o prefeito Barba. As conversas se atrasaram muito. Há uma ebulição muito grande na política são-carlense, o que abre muitos horizontes. Dentro deste novo campo de possibilidades, surge a minha pré-candidatura a prefeito”, comenta. Por outro lado, ele frisou que faltou diálogo entre o governo e o PMDB.

Após falar com Barba, Cotrim assegura que voltará à militância do PMDB e colocará o assunto em discussão. Segundo ele, quem definirá os rumos do partido serão os militantes do partido. “Estou preparado para deixar a direção do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) no dia 7 de junho para concorrer. Não tenho apego a qualquer cargo”.

A aliança entre PT e PMDB foi selada nas eleições de 2004, na campanha à reeleição do então prefeito Newton Lima. Em 2008, os peemedebistas apoiaram a campanha vitoriosa de Barba. Emerson Leal, então filiado ao PMDB, e que foi vice-prefeito entre 2005 e 2008, foi reeleito.

Em 2009, Leal assumiu a Pasta de Desenvolvimento, Cotrim ficou com a direção do Saae e Leandro Severo com a Comunicação. Muller, que estava no PMDB até então, deixou o partido, migrou para o PTB e assumiu a direção da Prohab. Com o surgimento do PPL, o PMDB perdeu o cargo de vice-prefeito, além das secretarias ocupadas por Leal e Severo.

O irmão de Eduardo Cotrim, Lauro Cotrim, afirmou que em 2004 não era um grande entusiasta da aliança com o PT, embora reconheça que naquele momento o partido acertou. “Mas houve traições. O PMDB foi ludibriado em 2008 com a escolha de um falso vice”, insinuando que Emerson Leal e seus aliados já preparavam a saída do PMDB para criar o PPL (Partido Pátria Livre).

Opiniões peemedebistas

A presidente do Núcleo Afro de São Carlos, Keila Maria Cândido, afirmou que nem mesmo o PT nacional queria um quadro como Michel Temer como vice na chapa da presidente Dilma Rousseff. “Na verdade queriam um Zé Mané. Queriam alguém como o (Emerson) Leal aqui”.

Para a vice-presidente do PMDB, Andrea Mazo, o PT assumiu o papel de protagonista da política são-carlense, deixando para os demais partidos o papel de coadjuvante. “Chega de ser coadjuvante. Temos militância, programa de governo, propostas e um quadro como Cotrim. Temos que ter candidatura própria e vencer as eleições”, destacou ela.

O vereador Equimarcílias Freire (PMDB) afirmou que o compromisso de apoio dos três vereadores ao atual governo municipal segue até 31 de dezembro. “Ai deles se mexerem em nossos cargos de confiança. Aí ele (Barba) não governa”.

A situação chegou a tal ponto que o empresário Antonio Walter Frujuelle, um peemedebista histórico, chegou a desafiar Cotrim de forma bastante enfática. “Cotrim, ou você sai candidato a prefeito ou então renuncie ao cargo de presidente do PMDB, mude de cidade e vá pescar!”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Vitor
Vitor
11 anos atrás

Candidatura de Fachada.

Essa candidatura de Cotrim não passa de uma manobra para angariar mais espaço no governo petista. E acredite, ele vai conseguir. Todos sabem que o PT precisa do tempo de televisão do PMDB, assim como precisa dos vereadores do partido para que consiga governar.

Com todo respeito ao Cotrim, mas ele sabe também, que sua candidatura não tem potencial de vitória.

Cotrim sabe fazer política, tem a chapa de vereadores com maior potencial de voto deste próximo pleito. Nesse sentido, mesmo se fosse o caso de ser candidato de fato, sabe que uma derrota não significaria ficar fora do governo. Pois, para governar o próximo prefeito precisará do PMDB.

O jogo de cena é muito bem arquitetado e desfecho é o seguinte: Barba candidato, Cotrim vice. PMDB com mais espaço nesse governo atual.

Muito barulho para nada.

Professor
Professor
11 anos atrás

Tá o que você queria !

Augusto
Augusto
11 anos atrás

Esse a exemplo do Lobinho, nunca trabalhou na vida. Só vive mamando nas tetas do dinheiro público. Mor de Deus meu!!! Vai fazer alguma coisa de útil na vida,

Triste São Carlos
Triste São Carlos
11 anos atrás

Que final de governo é esse do PT! Pela reportagem, fica claro que o PT, esta pagando caro as alianças feitas no passado. O PMDB, deita e rola e chama o Barba pro pau! Sera, que mais uma vez, o PT e o Barba vão fugir, vão mostrar toda sua fraqueza? Vamos ver no final quem manda em quem!

Fernanda
Fernanda
11 anos atrás

ESSE AÍ SEMPRE FOI UM PARASITA DA POLÍTICA DE SÃO CARLOS, NÃO SABE FAZER OUTRA COISA NA VIDA A NÃO SER SER PAPAGAIO DE PIRATA……………

ELEITOR
ELEITOR
11 anos atrás

Esse é lingua de aluguel a mais de 20 anos.Muda são carlos, muda.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x