19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Datafolha aponta vitória de Lula no primeiro turno

Datafolha aponta vitória de Lula no primeiro turno

Com 47% das intenções de voto, Lula (PT) se mantém na liderança, com vantagem de 19 pontos percentuais sobre Jair Bolsonaro (PL)

24/06/2022 14h41 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Datafolha aponta vitória de Lula no primeiro turno Foto: Divulgação

As intenções de voto dos dois candidatos mais bem colocados oscilaram dentro da margem de erro, e o cenário atual na disputa pela Presidência da República aponta para a estabilidade na comparação com levantamento realizado em maio. Com 47% das intenções de voto, Lula (PT) se mantém na liderança, com vantagem de 19 pontos percentuais sobre Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 28% na pesquisa Datafolha.

No levantamento de maio, o petista tinha 48%, e o atual presidente, 27%. Na terceira posição aparece Ciro Gomes (PDT), que oscilou de 7% para 8% entre maio e junho. A disputa traz ainda André Janones (Avante), com 2%, Simone Tebet (MDB), Pablo Marçal (PROS) e Vera Lúcia (PSTU), com 1% cada, e Sofia Manzano (PCB), Felipe d’Ávila (Novo), General Santos Cruz (Podemos), Eymael (Democracia Cristã), Luciano Bivar (União Brasil) e Leonardo Péricles (UP), que não atingiram 1%. Uma parcela de 7% declara intenção de votar em branco ou nulo, e 4% não opinaram.

O atual levantamento foi realizado nos dias 22 e 23 de maio de 2022, com 2.556 entrevistas presenciais em 181 municípios, com eleitores de 16 anos ou mais de todas as regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE – BR-09088/2022. O campo da pesquisa foi iniciado e a maior parte das entrevistas realizadas no mesmo dia em que foram presos, acusados de corrupção e outros crimes, o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e dois pastores que atuavam informalmente no ministério durante a passagem de Ribeiro.

Considerando os votos válidos, quando são excluídos votos em branco, nulos e o percentual de indecisos, Lula tem 53%, resultado que lhe daria uma vitória em 1º turno se a eleição fosse hoje. O atual presidente tem 32% das intenções de votos válidos, e Ciro Gomes, 10%. Para a apuração e divulgação do resultado oficial das eleições a Justiça Eleitoral considera somente os votos válidos.

Apesar da estabilidade na média do eleitorado, houve oscilação negativa nas intenções de voto no petista com maior intensidade entre os jovens de 16 a 24 anos (de 58% para 54%), na parcela com renda familiar na faixa de 5 a 10 salários (de 37% para 29%), entre eleitores da região Sul (de 47% para 41%) e no Nordeste (de 62% para 58%). O presidente Bolsonaro avançou em quase todos esses segmentos: passou de 32% para 36% entre homens, de 21% para 24% entre os mais jovens, de 37% para 44% na faixa de renda familiar de 5 a 10 salários e de 30% para 34% no Sul. Além desses avanços, o presidente passou de 26% para 31% entre quem tem de 45 a 59 anos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x