19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > De ajudante de sapateiro a prefeito de São Carlos

De ajudante de sapateiro a prefeito de São Carlos

28/11/2012 10h34 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
De ajudante de sapateiro a prefeito de São Carlos

A história do prefeito eleito de São Carlos, Paulo Altomani, revela uma saga de muita luta e persistência. Vitorioso nas eleições de 7 de outubro deste ano, aos 63 anos, com 61.823 votos, Altomani sempre conseguiu tudo na vida com muita tenacidade e esforço.

No dia 15 de janeiro de 1949 nascia, na pequena cidade de Amparo, (SP), filho dos descendentes de italianos, Ludovico Altomani e Jandyra Pavani Altomani, Paulo Roberto Altomani. Filho de taxista, Paulo, além de ser um amante do futebol, mantinha o foco nos estudos e também trabalhava. Em sua trajetória, foi ajudante de sapateiro, entregou leite e era assistente numa fábrica de móveis.

Hoje empresário de sucesso e prefeito eleito de São Carlos, revela  que sua chegada a São Carlos se deu por acaso. Em abril de 1968 ele era zagueiro do Guarani de Campinas. “Íamos jogar com a Ferroviária. “Chegamos num sábado à tarde. Jantamos, e saímos em comitiva pela Avenida São Carlos até a Praça Coronel Salles para um passeio. Neste momento, coloquei para mim que São Carlos seria a cidade na qual eu passaria o resto de minha vida”, disse. 

Em abril de 1969, Altomani já estava na USP cursando de Engenharia Mecânica. Com a ajuda do então professor Geraldo Lombardi, o jovem estudante fez contatos importantes.José Fernando Porto era presidente do São Carlos Clube. Na ocasião teve a oportunidade de fazer um contrato para jogar pelo clube, que disputava a Primeira Divisão do Futebol Paulista (hoje segunda divisão). Desta época, ele tem recordações duras, pois teve que “morar” durante dois anos debaixo das arquibancadas do estádio Luizão, e não ganhando cerca de R$ 1.500 de salário em valores atuais..

Algum tempo depois, ele se instalou no alojamento da Escola de Engenharia. Altomani também teve participação ativa na construção da sede do CAASO (Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira),  e se consolidou como professor. Nesta época ele conheceu sua futura esposa, Ana Alice. “Nos casamos em 1981, constituindo nossa família, que hoje é composta pelas quatro filhas- duas casadas, e duas namorando. Marina é fisioterapeuta, Ana Rita fez Educação Física, Ana Beatriz optou por Administração e Economia e Nanci fez Administração”, diz orgulhoso. Todas as quatro, segundo o empresário, ajudam Ana Alice em um empreendimento que é puro sucesso- o Armazém de Maria, que agora também conta com o Armazém Criança. O empresário ainda cita a paixão pelos netos- Caetano (08), Lourenço (06) e João Bento (04), e diz que são a sua maior alegria.

Juntamente com o inseparável amigo Antonio Florindo Zanette, Vanderlei Sverzutt e outros amigos, Altomani fundou a  Engemasa, empresa que nasceu de seus estudas d a ação do impacto dos aços inoxidáveis das naves espaciais realizados na USP. “Coloquei na minha cabeça que depois de formado montaria uma fábrica para fazer aço inoxidável”, disse. Hoje, a empresa exporta para vários países e gera mais de 300 empregos diretos..

O empresário, centrado e tranqüilo, diz que todo este crescimento deve ser atribuído a muito esforço e dedicação. Ele também diz que não deixaria São Carlos por nada. “Eu amo muito esta cidade, que me deu tudo o que sou. Minhas investidas na política não foram outra coisa se não a tentativa de devolver um pouco do que recebi desta cidade e de seu povo maravilhoso”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Dito pelo não dito
Dito pelo não dito
11 anos atrás

Quero ver fazer.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x