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Diplomação dos eleitos de Ibaté será 14 de dezembro

27/11/2012 11h19 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Diplomação dos eleitos de Ibaté será 14 de dezembro

Está confirmada! A cerimônia de diplomação eleitoral dos candidatos eleitos (prefeito, vice-prefeito e vereadores) de Ibaté acontecerá no dia 14 de dezembro, às 10h, no Plenário do Fórum Criminal de São Carlos. Foi o que informou, por telefone, a chefe do Cartório Eleitoral da zona 410, Mere Cristina Pizeta Deangelo.

A solenidade que estava agendada para o dia 7 de dezembro foi adiada por causa da prestação de contas à Justiça Eleitoral. Segundo contou Mere, o cartório ainda analisa o fechamento das contas dos candidatos eleitos e seus suplentes, fato esse que acabou por adiar a diplomação. “Estamos analisando as contas, priorizando as dos eleitos, bem como as dos suplentes dos vereadores. Sempre que há alguma dúvida, solicitamos notas explicativas dos gastos de campanha dos candidatos. Contudo, temos até o dia 11 de dezembro para concluí-las”, explicou.

A apresentação e fechamento da conta de campanha são indispensáveis para que o candidato eleito seja diplomado.

Os diplomas confeccionados e encaminhados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) serão entregues pelo juiz Milton Coutinho Gordo, da Zona Eleitoral 410, durante a diplomação. A cerimônia funciona como uma formatura em que cada um é chamado à frente para receber o certificado. Este é o ato oficial da Justiça Eleitoral que diploma os novos governantes e difere da posse dos eleitos que ocorre no dia 1º de janeiro de 2013.

A diplomação dará a todos os candidatos eleitos o título de prefeito e vereadores. É a partir deste ato que a Justiça Eleitoral aponta que os eleitos aos cargos da administração pública, tanto no Executivo quanto no Legislativo, estão habilitados, através do voto popular, a exercer o mandato de quatro anos dentro desses poderes.

De acordo com o atual presidente da Câmara de Ibaté, Horácio Carmo Sanchez, vice-prefeito eleito, ainda não há local definido para a sessão de posse do prefeito e vereadores. “Acredito que o evento será realizado no plenário da Câmara Municipal, assim como fora realizada em janeiro de 2008”, contou.

O vereador Geraldo de Sousa Oliveira (PTB), mais votado com 627 votos, é que preside a primeira sessão da Câmara de 2013. Depois da cerimônia de posse, acontecerá a primeira sessão ordinária, onde serão eleitos pelos novos vereadores, a Mesa Diretora, composta pelo presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. O mandato será até 2015. Além da Mesa, também ocorrerá a formação das seis comissões: Constituição, Justiça e Redação; Orçamento, Finanças e Contabilidade; Obras e Serviços Públicos; Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo; Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo; e Comissão Mista. Essas comissões têm a tarefa de analisar e dar seus pareceres em todos os processos sob exame da Câmara durante os dois anos de mandato da Mesa Diretora. A escolha acontece por indicação e consenso dos próprios vereadores.

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