26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Diretor da Statsol explica fórmula usada na pesquisa de Itirapina

Diretor da Statsol explica fórmula usada na pesquisa de Itirapina

02/10/2012 11h11 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Diretor da Statsol explica fórmula usada na pesquisa de Itirapina

O diretor do Instituto de Pesquisa Statsol, Alessandro Zito Gomes, explicou que os números divulgados pelo Primeira Página, no último domingo, foram arredondados por um programa de computador, o que induziu a somatória de 101% e não 100% como deveria ter sido anunciado. A pesquisa mostrou a intenção de voto do eleitorado de Itirapina para prefeito.

 

Segundo Gomes, o programa de computador pelo qual são somados os dados da pesquisa, automaticamente arredonda os números fracionados para cima ou baixo.

Contudo, entre os quatro candidatos que disputam a vaga da Prefeitura, os três que foram identificados com baixo índice de intenção de voto foram beneficiados e o candidato que lidera a pesquisa acabou sendo prejudicado. O arredondamento só ocorreu no cálculo da pesquisa estimulada. Os números relativos à rejeição dos candidatos e a pesquisa espontânea não eram fracionados, e a somatória corresponde a 100%. (leia texto abaixo e veja o gráfico ao lado).

Com os números fragmentados, a somatória chega a 100% e identifica com precisão a intenção de voto dos eleitores de Itirapina, que no próximo domingo, escolhe entre quatro candidatos o que vai administra a cidade pelos próximos quatro anos.

 

Confira a pesquisa com os números fracionados:

O candidato do PMDB, José Maria Cândido, concentra 66,3% dos votos entre os quatro concorrentes ao cargo de prefeito. Claudete de Oliveira (PDT) apareceu com 7,6%, seguida por Arnoldo Luiz Moraes (PSDB) com 6,9% e Marcelo Mesquita (PTB) com 3,8%.

Na sondagem realizada entre os dias 26 e 29 de setembro com 300 eleitores, o número de indecisos era de 12,9% e o eleitorado que optava pelo voto branco ou nulo era de 2,5%. A margem de erro estabelecida pelo Instituto Statsol foi de 5,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

O índice de rejeição analisado pela pesquisa identificou o nome de Arnoldo obtendo a maior margem com 25%. José Maria apareceu com 7%, seguido por Marcelo, 6% e Claudete com 5%. O número de indecisos, quando perguntado em qual dos candidatos o eleitor não votaria de jeito nenhum, foi de 56%. A indicação de branco e nulos neste quesito ficou em 1%.

 

ESPONTÂNEA – A pesquisa espontânea – aquela em que o eleitor sondado não tem em mãos os nomes dos candidatos para escolher – mostra números muito próximos da pesquisa estimulada. Espontaneamente 58% dos eleitores responderam que votariam em José Maria. Arnoldo e Claudete tiveram ambos 6% e Marcelo 3%. Pela pesquisa espontânea, 26% estavam indecisos e 1% optaram pelo voto branco e nulo.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP) pela empresa Statsol Consultoria Estatística e Pesquisa de Mercado, protocolizada pelo número SP-01354/2012, contratada pela Interpress Comunicações Editoriais, proprietária do Primeira Página e consta no sistema de registro de pesquisas eleitorais em 25 de setembro de 2012.

O número de eleitores de Itirapina, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), é de 10.044 que estão aptos votar nas eleições municipais de 2012. Comparado com a última eleição municipal, realizada em 2008, a cidade obteve um aumento no número de eleitores de 26,37%, ou seja, 2.096. eleitores a mais em relação a última eleição.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
eleitor
eleitor
11 anos atrás

a matemática é uma ciências exata,e também na onde já se viu neuma pesquisa arredondar se aconteceu isso essa pesquisa não é valida.

Fernanda Frederigi
Fernanda Frederigi
11 anos atrás

Ninguém esta duvidando do Jornal Primeira Pagina, sendo que a pesquisa foi feita por um instituto de pesquisa (STATSOL) a qual também beneficia outros candidatos de outras cidades, pelo que todos eleitores perceberam foi que quem paga a pesquisa merece o topo..

Eleitor
Eleitor
11 anos atrás

Como podem dúvidar de um jornal competente e com a fama do Primeira Página?
Aposto que se fossem os candidatos dessas mulheres elas não iriam reclamar… e achariam que estaria certo…

Jornal PP, parabéns pela matéria e explicações…

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x