28 de Outubro de 2021

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Disputa por espaço deixa quadro indefinido

Disputa por espaço deixa quadro indefinido

10/03/2012 09h26 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Disputa por espaço deixa quadro indefinido

A três meses das convenções partidárias que vão definir os candidatos a prefeito de São Carlos, o quadro da sucessão de Oswaldo Barba continua indefinido. O grande pano de fundo desta verdadeira “guerra fria” entre lideranças e partidos é a disputa por espaço e poder dentro das coligações. O prazo termina no dia 30 de junho. O registro dos candidatos a prefeito e a vereador tem que ser feito até o dia 5 de julho.

Até agora apenas o próprio prefeito Barba está definido para concorrer à reeleição. No caso dos petistas o problema é encontrar um candidato a vice-prefeito que contente a todos os partidos da coligação – PT, PMDB, PDT, PTB, PC do B, PPL, PSB, PR, PSC e PTC. Eduardo Cotrim, presidente do PMDB, afirma que não aceita nada menos do que o cargo de vice para seu partido e deixa claro que a agremiação política pode lançar candidatura própria. O PTB, de Aldomiro Pedrino, também quer o cargo de vice, assim como o PSB.

No bloco de oposição, chamado de Frente Ampla, Paulo Altomani e Lobbe Neto, ambos do PSDB e Airton Garcia (DEM) são os principais nomes. Altomani tem a simpatia de Airton, mas a resistência de Dagnone de Melo (PSD) e Azuaite Martins de França. Lobbe consegue unir quase toda a oposição, mas sofre a resistência de Airton. De acordo com lideranças estaduais, a vitória do PSDB em São Carlos seria “prioridade” para o governador Geraldo Alckmin.

 

LIVRES, LEVES E SOLTOS – Dois grupos políticos estão “em compasso de espera” com relação à disputa eleitoral. Ambos, buscando espaço nas coligações, ameaçam lançar candidatura própria. O primeiro é o PV, que fala em candidato próprio, mas deve fechar apoio ao PT ou ao PSDB dependendo do que acontecer até o final de junho. Por sua vez, o PSD (Partido Social Democrático), que tem como maior líder o ex-prefeito de São Carlos, Dagnone de Melo, também assegura que deverá ter candidato próprio, caso Lobbe não seja o candidato único da oposição.

 

AUMENTA A REELEIÇÃO EM SP – Dados da Confederação Nacional dos Municípios mostram que nas eleições de 2000, 386 prefeitos concorreram à reeleição nos 645 municípios. Destes 181 ou 49,6% foram reeleitos. Nas eleições de 2004, 308 disputaram um segundo mandato consecutivo e 181 ou 58% foram vitoriosos. Em 2008, 392 prefeitos paulistas buscaram a reeleição. Um total de 284 ou 72,4% conseguiu a proeza.

 

Calendário 2012

 

1º de janeiro – Desde esta data as pesquisas de opinião precisam ser registradas para poder ser divulgadas. A partir desta data, governantes ficam proibidos de distribuir bens, recursos ou benefícios de forma gratuita.

10 a 30 de junho – As convenções partidárias terão que ocorrer neste período.

5 de julho de 2012 – Registro de candidatos pelos partidos. No dia seguinte fica liberada a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda gratuita na internet.

6 de agosto – Data necessária para a entrada da primeira prestação de contas parcial dos recursos recebido para financiamento de campanha.

21 de agosto – Indício da veiculação da propaganda eleitoral gratuita no raio e na TV.

6 de setembro – Segunda prestação de contas

4 de outubro – Fim da propaganda eleitoral gratuita

7 de outubro – Eleições

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
fogo cruzado
fogo cruzado
9 anos atrás

o pmdb é o fiel da balança não precisa de se preocupar se apoiar como vice ganha quem o mesmo apoiar seria bom se o pmdb não desse apoio ao pt pois a cidade esta rejeitando o mesmo

BZ
BZ
9 anos atrás

A cidade deve mesmo rejeitar o PSDB, que nada faz para São
Carlos, apenas algumas migalhas, para uma cidade onde teve a maior votação proporcional para o governo do estado, e nem assim o PSDB reconhece!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x