25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Eleições 2020

Jornal Primeira Página > Notícias > Eleições 2020 > Dona Graça assegura que fará grandes investimentos na saúde

Dona Graça assegura que fará grandes investimentos na saúde

Candidata tucana afirma que hoje os itirapinenses têm que buscar em outras cidades qualquer exame simples

06/11/2020 17h12 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Dona Graça assegura que fará grandes investimentos na saúde Foto: Divulgação

A educadora Maria da Graça Zucchi Moraes, a “Dona Graça”, de 68 anos é a candidata a prefeita do PSDB em Itirapina. Ela foi professora, diretora e supervisora de ensino. Aposentada, ela afirma que pretende valorizar os profissionais da educação, ampliar o currículo com matérias mais interessantes para as crianças e também investir pesado no setor da saúde. Segundo ela, hoje quase nada é realizado em Itirapina em termos de exames.  Com relação ao turismo, ela disse que deseja ser parceira dos empresários para revolucionar o segmento. Esposa do ex-prefeito Arnoldo Luís De Moraes (PSDB), Dona Graça afirma que seu companheiro será seu “conselheiro” em caso de vitória nas eleições do dia 15 de novembro.

GERAÇÃO DE EMPREGOS – A criação de novos postos de trabalho é algo que, para Dona Graça, avançará à medida em que as empresas foram ouvidas e a Prefeitura souber que tipo de curso precisa para treinar os jovens. ” Temos a grande empresa, a Honda e também a Cosan em Itirapina. Eu acredito que muitas empresas virão para atender a própria Honda ou para prestar serviços a esta grande montadora ou então para fornecer componentes a eles. Então, precisamos treinar nossos jovens, formar a mão de obra. Preciso sentar com as empresas. Precisamos saber que tipo de mão de obra estas empresas demandam para criar estes cursos. Quero também facilitar a vida dos empreendedores e incentivar para que empreendam. A própria prefeitura pode oferecer serviços para mão de obra de Itirapina. Chega de recebermos somente mão de obra de fora. Claro que não depomos escolher, mas temos que gerar empregos para as pessoas daqui também”.

EDUCAÇÃO – A candidata também garante grandes mudanças na educação. “É a minha área. Quero alavancar a educação na questão do currículo, ampliar o currículo, colocando novas disciplinas ampliar o currículo das escolas de ensino integral, onde o currículo está muito pobre.  As disciplinas obrigatórias estão aí, mas precisamos incrementar com disciplinas culturais, projetos de vida, disciplinas esportivas. Tudo isso para que a criança que fica na escola no dia todo pessoa estar mais motivado e se encontre mais. Penso em construir mais uma creche. Temos duas creches na cidade me pontos periféricos, mas temos um lado da cidade que não é atendido. E hoje quem mora nestes lugares mais distantes não têm transporte para chegar na creche. Então, cada mãe leva do jeito que dá. Então queremos fazer uma nova creche no outro lado da cidade. Visitando a Zona Rural, percebi como é difícil para os alunos ficar o dia interior fora de casa. Eles saem às 4h de casa e chegam em casa às 15h. Principalmente no caso dos pequeninhos não dá para continuar assim. Fiz uma proposta para as mães e elas aprovaram, de criar escolar rurais em pontos estratégicos, como em Itaqueri  da Serra e na Represa do Broa, principalmente para as séries iniciais. Quero valorizar muito os profissionais da educação com qualificação periódica e permanente. Quero também rever o Plano de Carreira do Magistério, pois há muita coisa que não está funcionando”.

SAÚDE – A ampliação e diversificação de serviços na saúde está entre os pilares do plano de governo de Dona Graça. “É o ponto nevrálgico da administração. A saúde costuma ser o maior problema em qualquer município, mas em Itirapina teremos que dar uma atenção muito especial a este setor. Hoje agente não oferece quase nada em Itirapina. Temos um hospital com uma estrutura, mas os serviços prestados são muito poucos. Quase tudo é feito fora. Entendo que somos um município pequeno e que não temos pernas para tudo. Mas é tudo furo, desde um exame… Antes tivemos muitos exames feitos aqui. Ultrassom a gente tinha, mamografia tínhamos aqui. Hoje não temos mais nada. Temos um raio X velho e ultrapassado, no qual não dá para fazer sequer a leitura do exame. Precisamos viabilizar a realização de exames em Itirapina. E enquanto não conseguirmos fazer isso, temos que melhorar o transportes para quem faz tratamento de saúde em cidades vizinhas e não tão vizinhas assim, pois tem gente que vai até em São Paulo .  O pessoal que vai fazer tratamento, exame, procedimento sai daqui 4h, tem que estar no ponto do ônibus da saúde. E aí, todos vão aí juntos e o ônibus vai deixando as pessoas em Rio Claro,  Campinas e etc. e até chegar em São Paulo. Então, a pessoa que foi atendida em Rio Claro às 9h vai ficar até às 19h ou 20, esperando o ônibus voltar para carregar todo mundo. Eu não concordo com este sistema. A pessoa que depende este serviço está doente.  A maioria é carente. Muitos não têm dinheiro para se alimentar em outra cidade.  Eu vou mudar isso. Vamos ver como fazer.  Ou teremos mais ônibus, com um de manhã e outro à tarde ou vamos. Ou então um transporte específico para locais mais distantes, mas do jeito  que  não dá para ficar.

SEGURANÇA – Implantar um sistema de vigilância na cidade através de câmeras inteligentes e novas parcerias com a Polícia Militar estão entre as prioridades da candidata. “As duas penitenciárias não atrapalham a questão da segurança em Itirapina. O único problema é que estas unidades demandam o serviço dos policiais em grande escala. Estamos pensando em implementar a Atividade Delegada. Também  vamos colocar câmeras  inteligentes nos pontos de entrada e saída de Itirapina para sabermos quem entra e quem sai da cidade. Isso é polêmico, parece que queremos ficar de olho nas pessoas, mas isso traz segurança. Em São Carlos as câmeras funcionam bem e queremos ver se isso também funcionar bem em Itirapina”.

TURISMO – O trabalho em conjunto, somando ideias, segundo Dona Graça, é o segredo para movimentar o setor turístico.  “Quero movimentar o turismo através de parcerias. Quero ser parceira. A Prefeitura precisa incentivar este segmento, pois gera muito emprego e renda. Andei muito pela zona rural e temos muitas fazendas que fazem o turismo rural. O pessoa vai e usa, mas não existe a presença do poder público, por exemplo, sinalizando os locais. Além disso, temos que incentivar que as fazendas divulguem a cidade para que os turistas visitem a cidade. Hoje eles rodam pela zona rural mas muitos não visitam a cidade. Podemos ter em breve o Museu da Ferrovia. É preciso vontade política de articular este segmento que gosta da ferrovia e que tem muito material sobre isso. Temos que entrar em contato com aa Rumo, pois temos nossa Estação, mas ela está ilhada. Não temos um centro cultural como em outras cidades na antiga ferrovia. Temos que estar abertos e com o radar libado para receber novas ideias. Sou contra o Broa ficar aberto. Tem que cobrar do turista o estacionamento dele lá dentro. Se o turista fora  à pé não vai pagar, mas tem que pagar por uma vaga para estacionar seu carro. Quero fazer um governo participativo e gosto muito de ouvir. Tenho certeza de que existem ideias muito melhores que a minha”.

PAPEL DO MARIDO, EX-PREFEITO – Com relação ao ex-prefeito Arnoldo Luis de Moraes, que governou a cidade por duas gestões, Dona Graça afirma que ele terá o papel de “conselheiro”. “ Ele, o meu esposo, o Arnoldo, vai ser um conselheiro, pois tem experiência do que dá certo e do que não dá certo. É meu companheiro de vida e temos 45 anos de vida. Eu o ouço e ele também me ouve. Ele vai me ajudar muito com ideias e conselhos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS – ”Sou uma pessoal que tenho um ideal. Talvez eu não devesse buscar esta confusão para a minha vida. Não nasci em Itirapina, mas sou Cidadã Itirapinense. Entendo então que se eu for prefeita vou poder fazer não só pela educação, mas também em todas as áreas. É uma oportunidade de uma mulher mostrar que também podemos governar o município”, conclui ela.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x