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Edital do transporte deve exigir ampliação de corredores de ônibus

08/02/2014 13h10 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Edital do transporte deve exigir ampliação de corredores de ônibus

O secretário de Transporte e Trânsito, Celso Higashi, informou, durante audiência pública que discutiu as questões da mobilidade urbana na Câmara de São Carlos, que o novo edital do transporte coletivo urbano da cidade deve conter a exigência de ampliação dos corredores exclusivos de ônibus.

Alguns pontos que terão a ampliação são os corredores da Avenida São Carlos, Dona Alexandrina, Santa Cruz, entre outros. “São Carlos tem uma média de 850 emplacamentos de veículos por mês. Então, a nossa política é privilegiar o transporte público”, disse Higashi.

A Prefeitura de São Carlos já determinou a abertura de um novo processo licitatório para o transporte público. Antes disso, até maio, a Athenas Paulista responde pela prestação do serviço à comunidade.

De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, a Prefeitura pretende construir área de transferência Leste/Oeste de Integração para o sistema de transporte coletivo, como ocorre na Estação Norte, em frente ao Terminal Rodoviário.

As novas estações, de acordo com Higashi, preveem uma infraestrutura mais moderna, “garantindo conforto aos usuários e viabilizando a reestruturação da rede por meio de um sistema com linhas mais eficientes e organizadas”.

Higashi também apresentou a pesquisa “Origem/Destino” realizada em 2007/2008 pela Prefeitura de São Carlos, que apresenta um diagnóstico do trânsito em São Carlos. De acordo com os números apresentados à época, 19% da população utiliza-se do transporte público urbano e, na opinião dele, ao oferecer um transporte coletivo de qualidade, que contemple as necessidades do cidadão, a intenção é ampliar esses índices.

Na última terça-feira (4), a Prefeitura de São Carlos informou que pretende abrir um novo processo de licitação para definir a empresa que contemplará a cidade com os serviços de transporte coletivo urbano. O contrato, celebrado em 2004, tinha duração de 10 anos, prorrogáveis por igual período, mas o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, Denílson de Souza Freitas, entrou com ação civil pública contra a empresa Athenas Paulista, determinando que o município abra mão da renovação do contrato.

Na ação, o promotor de apontou que o serviço de transporte público urbano prestado pela concessionária não é adequado, especialmente porque utiliza ônibus em desacordo com as especificações de conforto e seguranças e que a idade média da frota não poderia ultrapassar de 4 anos. Segundo o promotor, da frota de 103 coletivos, 54 têm mais de 14 anos de uso.

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