25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Eleições 2020

Jornal Primeira Página > Notícias > Eleições 2020 > Edson Ferreira, sétimo mais votado, não foi reeleito para Câmara de São Carlos

Edson Ferreira, sétimo mais votado, não foi reeleito para Câmara de São Carlos

O vereador do Republicanos foi o segundo mais votado do partido com 1.677 votos

22/11/2020 06h24 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Edson Ferreira, sétimo mais votado, não foi reeleito para Câmara de São Carlos Foto: Divulgação / Câmara Municipal de São Carlos (SP)

No dia 15 de novembro, primeiro turno das Eleições 2020, 110.039 eleitores votaram em um candidato a vereador ou na legenda, que corresponde a 58,9% dos votos válidos para compor os 21 vereadores da Câmara Municipal de São Carlos.

Ao final, os resultados dos eleitos somente foram divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na madrugada de segunda-feira (16) e nesta listagem o vereador Edson Ferreira, apesar de ser o sétimo mais votado com 1.677 votos e o segundo mais votado do partido, não conseguiu a reeleição. Por causa que o Republicanos não conseguiu fazer duas cadeiras, somente uma direta pelo quociente eleitoral (QE = 5.240 votos) com o candidato reeleito Elton Carvalho que foi o primeiro colocado em votação do partido com 2.381 votos e o segundo mais votado na lista dos eleitos para composição da legislatura 2021 – 2024.

Vale lembrar que a eleição para vereador é proporcional, portanto, significa que a cadeira é do partido e não do candidato, como é o caso do cargo de prefeito e vice-prefeito que a eleição é majoritária.

O vereador Edson Ferreira agradece aos eleitores que confiaram o seu voto na sua candidatura. “Agradeço as pessoas que confiaram no meu trabalho, tivemos uma votação expressiva com 1.677 votos, que foi em torno de 25% de aumento de votos nesta eleição em relação a anterior. Então, isso mostra que a gente fez um bom trabalho na cidade, as pessoas acompanharam e viram que realizamos um trabalho sério, sendo um dos mais presentes nas sessões e que trouxe mais recursos, foram mais de 4 milhões de emendas parlamentares. Portanto, não posso deixar de agradecer essas pessoas que confiaram o voto na gente e tentou me reeleger, infelizmente não consegui mais um mandato na Câmara Municipal”, relata.

Ferreira disse que o sistema foi o responsável pela não reeleição. “Sim, gostaria muito de voltar, porque posso ainda fazer muito pela nossa cidade, mas vou continuar nessa luta. O sistema, que é proporcional, não deixou a gente se reeleger, mas a população queira o meu retorno, por isso fui o sétimo mais votado entre todos os candidatos. Aproveito para agradecer o partido Republicanos pelo apoio e também quem teve mais ou menos votos, agradeço a todos”, ressalta.

Ele comenta que foi o vereador que mais trouxe recursos para a saúde. “Foram mais de R$ 4 milhões de recursos conquistados com deputados do partido para a saúde de São Carlos e somente cerca de R$ 250 mil para uma praça”, enfatiza.

O vereador afirma que irá continuar o seu trabalho. “Eu não vou parar de lutar pela nossa cidade, porque a cidade precisa muito do nosso trabalho e que também os resultados das eleições mostraram isso”, finaliza.

Por que o candidato Edson Ferreira não conseguiu o segundo mandato?

O partido Republicanos obteve 6.989 votos no total, que é a somatória dos votos de todos os candidatos e os da legenda. Por isso, que na primeira rodada o candidato Elton Carvalho foi reeleito direto, devido que 6.989 dividido por 5.240 (QE) é igual a 1,3, portanto, tem direito a uma vaga pelo QE.

Já no caso da sobra, quando o sistema faz a divisão do total de votos do partido (6.989) por 2 (que significa 1 (candidato eleito) + 1 (sobra)) temos 3.494 votos, portanto, não foi suficiente para que o partido obtivesse a segunda cadeira, faltaram 165 votos. A última cadeira foi conquistada pelo PL com a sobra de 3.658 votos.

A Câmara Municipal de São Carlos a partir de 2021 será composta por 14 partidos que são: com duas cadeiras – PSL, PTB, Cidadania, MDB, PSDB, PP e PL; com uma cadeira – Republicanos, PT, PSOL, PDT, PSD, DEM e Solidariedade.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x