6 de Março de 2021

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Educação e gestão destacam candidatos a vice

Educação e gestão destacam candidatos a vice

03/07/2012 09h05 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Educação e gestão destacam candidatos a vice

São quatro homens e duas mulheres. Seis candidatos e um destino. Quatro professores, um engenheiro e um médico completam o grupo de seis lideranças que vão concorrer ao cargo de vice-prefeito, ocupado entre 2005 e 2012 por Emerson Leal. Todos têm no currículo a formação acadêmica. Adriana Corsi (PSTU) e Mirlene Severo (PPL) são professoras universitárias. Wilson Fernandes (PSOL) é professor da rede pública estadual de ensino. Cláudio di Salvo (DEM), além de agropecuarista, é também pedagogo e coordenador de cursos profissionalizantes. André Fiorentino (PPS) é engenheiro civil e gerente de cidades. E Normando Lima (PV), além de médico pediatra atuante, é também vereador. Conheça, abaixo, um pouco mais dos candidatos a vice-prefeito de São Carlos.

 

DO CONSULTÓRIO PARA A POLÍTICA – Quem acompanhará o prefeito Oswaldo Barba (PT) na coligação que buscará a sua reeleição é Normando Lima, que foi o vereador mais votado em 2008, com 4.449 votos. Nascido em São Paulo no dia 15 de abril de 1941, casado, pai de quatro filhos, formou-se pela Faculdade de Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba em 1967, com especialização em Pediatria no Hospital do Servidor Público em São Paulo. Em abril de 1974 estabeleceu-se em São Carlos a convite da Casa de Saúde São Carlos. Foi presidente da Sociedade Médica de São Carlos durante 2 anos. Ingressou na política em 1988 na fundação do PSDB. No mesmo ano disputou eleição para vereador, mas não obteve a vaga em razão do coeficiente eleitoral, mesmo sendo o mais votado do partido e o terceiro da cidade. No ano de 1992 concorreu à vice-prefeitura na chapa de Paulo Altomani. Em 2011 deixou o PSDB, pelo qual foi eleito em 2008 para ingressar no Partido Verde.

Para o “Dr. Normando”, como é mais conhecido, o vice deve ser uma espécie de supervisor da gestão municipal. “Ele tem o papel de acompanhar todos os setores da administração, buscando os avanços. Como sou ligado à saúde, é óbvio que terei este segmento como prioridade, mas se formos eleitos, jamais esquecerei a educação, as obras, o meio ambiente e etc. Temos que cuidar de todas as áreas”.

 

UM ENGENHEIRO NA DISPUTA – Filiado ao PPS, André Luís Fiorentino, foi apresentado na tarde do último sábado como candidato a vice-prefeito do ex-diretor-presidente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Eduardo Cotrim (PMDB). Por um capricho do destino, Fiorentino foi diretor-presidente do Saae de 1993 a 2000.

Formado em Engenharia Civil e Segurança do Trabalho pela Feca (Faculdade de Engenharia Civil de Araraquara), em Administração de Empresas pela Asser e ainda Gerente de Cidades pela Faap e especialista em Administração de Empresas de Construção Civil, Fiorentino acredita que a missão de um vice-prefeito é a de complementar o trabalho do prefeito, avaliando, por exemplo a eficácia das medidas tomadas para a solução dos problemas de um município. “Ele (o vice) tem que conhecer os planos do prefeito e acompanhar a execução das medidas e verificar se as soluções foram viáveis e eficazes ou não”.

 

DO CAMPO PARA O PALANQUE – Produtor rural de médio porte, Fitotecnicista formado pela Unesp (Ilha Solteira), bacharel em Direito pela Fadisc e Pedagogo pela Unifran, Cláudio di Salvo, aos 54 anos, concorre como vice-prefeito do tucano Paulo Altomani (PSDB). Coordenador do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) há 15 anos, Di Salvo coordena os cursos profissionalizantes ministrados pelo Sindicato Rural que já formaram 12 mil pessoas. Secretário municipal de Agricultura e Abastecimento entre 1997 e 2000, ele também comanda, com o professor José Galizia Tundisi, o Centro de Educação Tecnológica Ambiental (Ceta)

Ele disse que ficou “surpreso” com a indicação de seu nome. “Dentro do meu partido, o DEM, havia nomes mais cotados, como o do empresário Airton Garcia e do vereador Júlio César, entre outros. Se formos eleitos, espero colocarmos em prática um verdadeiro choque de gestão, com melhora do atendimento à população. Nosso objetivo será o de servir o cidadão são-carlense em todos os setores da gestão pública”, conclui.

 

UMA VIDA DE MILITÂNCIA – Formada em Sociologia pela Unesp de Araraquara, e fundadora do Partido Pátria Livre Mirlene Severo, atualmente é professora da Pós-Graduação da Faculdade Gama Filho, do Rio de Janeiro, e pesquisadora na área de educação e juventude. É casada há dez anos com Leandro Severo. Ela milita desde os 15 anos, quando entrou no movimento estudantil. Participou da Juventude do PMDB e do MR-8 e é com vibração e entusiasmo que será a candidata a vice-prefeita ao lado de seu amigo, o prefeiturável José Benedito Sacomano.

Ela afirma que o PPL deixou o conforto de fazer parte da coligação governista para “propor o novo”. “Estamos pensando no futuro, numa São Carlos para daqui a 20 ou 30 anos. Não podemos pensar no que foi pensado no passado e que foi superado agora no presente. Temos que pensar na São Carlos dos meus filhos e dos jovens. Temos que pensar em mudanças para que a cidade possa ser melhor para todos. Temos toda a fé do mundo em nossa campanha e muita esperança de vencer esta disputa. A partir da semana que vem estamos nas ruas pedindo votos e esperando que o eleitorado são-carlense nos receba de braços abertos”.

 

A BUSCA DO DEBATE – Formado em Filosofia peal USP de São Paulo e professor da Escola Estadual Juliano Neto, Wilson Fernandes será o vice de Flávio Lazzarotto, prefeiturável do PSOL. Nascido em São Paulo em 14 de agosto de 1967, Fernandes afirma que a campanha será importante para que as forças políticas hegemônicas sejam provocadas e chamadas para o debate. “Acredito que faremos uma boa campanha, mostrando nossas idéias para os eleitores”.

 

UMA OPORTUNIDADE ÚNICA – Doutora em Educação pela UFSCar aos 37 anos, Adriana Corsi, é, atualmente. Professora de várias disciplinas do Departamento de Pedagogia da Unip de Araraquara. Ela afirma que a campanha eleitoral será uma oportunidade ímpar de contato com o eleitorado de São Carlos para a apresentação de propostas e a promoção do debate de propostas. “O papel do vice-prefeito também o de propor alternativas para os problemas que o cidadão enfrenta todos os dias”.

 

QUEM SÃO OS CANDIDATOS A VICE-PREFEITO DE SÃO CARLOS

 

Adriana Maria Corsi

Professora Universitária

Nascida em São Carlos

37 anos

PSTU

 

 

André Luís Fiorentino

Engenheiro Civil

Nascido em São Carlos

60 anos

PPS

 

 

Cláudio di Salvo

Fitotecnicista, bacharel em Direito e Pedagogo

Nascido em São Carlos

54 anos

DEM

 

 

Mirlene Fátima Simões Wexel Severo

Socióloga

Nascida em Araraquara

35 anos

PPL

 

 

Normando Lima

Médico pediatra

Nascido em São Paulo

71 anos

PV

 

Wilson Fernandes

Filósofo e Professor

Nascido em São Paulo

44 anos

PSOL

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
8 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Jorge
Jorge
8 anos atrás

Meu voto é André Fiorentino com Cotrim!

Paulo
Paulo
8 anos atrás

A vice do PSTU é a mais linda

Rogério
Rogério
8 anos atrás

Além de linda, a vice do PSTU tem formação de quem pode propor melhorias para a Educação.
Chega de promessas para a Educação de quem a destrói com seus partidos vendidos.
Parabéns PSTU. A cidade precisa de gente que mude esse caos da educação e saúde.

Lucio Junqueira
Lucio Junqueira
8 anos atrás

Se a vice do PSTU é linda, colocaram uma péssima foto dela aqui, heuheuh. Basta ler o texto acima para saber qual é o vice mais preparado para administrar São Carlos: André Fiorentino.

Marcos
Marcos
8 anos atrás

Cotrim e André vamos para ganhar!!!!

Cleverson
Cleverson
8 anos atrás

Adriana (vice do PSTU) é funcionária da UFSCAR !! … tbem dá aula na UNIP. Anote aí…

Carlos Teixeira
Carlos Teixeira
8 anos atrás

Gostei muito do currículo divulgado acima do André. Realmente, dos vices acima, me parece o que tem maior base de estudos políticos…

flavio
flavio
8 anos atrás

a melhor é a vice do PSTU! mudança já!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x