23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Encontro reúne pesquisadores da área de Ciências Políticas

Encontro reúne pesquisadores da área de Ciências Políticas

24/05/2013 22h07 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Encontro reúne pesquisadores da área de Ciências Políticas

Entre os dias 21 e 23 de maio, ocorreu na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a primeira “Semana de Pós-Graduação em Ciência Política” (SPCP), promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol). O evento contou com a participação de pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação em palestras e minicursos que abordaram diversos aspectos das ciências políticas, como os direitos humanos, administração territorial da Amazônia, política brasileira contemporânea e participação das mulheres no cenário político.

 

No dia 22 de maio, o professor Roberto Grün, do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da UFSCar, apresentou a palestra “Do mensalão à gestão exitosa da crise financeira”, e abordou os conflitos culturais e políticos dos elementos conhecidos como “Baixo Clero”, que representa grupos de embate e conflitos nas hierarquias dos cenários políticos. Com base nos estudos realizados no Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças (Nesefi) do DEP, Grün abordou a construção e evolução do baixo clero ao longo da história política até os dias de hoje no quadro social brasileiro. Outro elemento analisado pelo professor Grün é o denominado “Partido da Imprensa Golpista” (PiG), que representa os órgãos de imprensa de oposição ao grupo no poder. Em seguida, aconteceu a mesa-redonda “Mulheres na política – um debate sobre participação e representação”, com a presença das professoras Lucia Avelar, docente aposentada do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas à Educação da Unicamp, e Maria Teresa Kerbauy, do Departamento de Antropologia Política e Filosofia da Unesp de Araraquara. As convidadas debateram e analisaram a evolução do papel feminino nas esferas públicas de decisão. A professora Avelar discutiu o papel das mulheres no cenário social e a representatividade política. “Em meados da década de 1990, os pesquisadores apontavam como paradoxo a reduzida presença das mulheres nos poderes executivo e legislativo, diante das importantes conquistas logradas no campo da legislação e políticas voltadas às mulheres. Só no ano de 2010 conseguimos eleger uma mulher para a Presidência da República, mas isso não influenciou a escolha de mulheres para outras instâncias”, avalia a docente. Segundo Avelar, a representação política das mulheres se desenvolve nos movimentos sociais e se estabelece com relações constitutivas entre o Estado e a sociedade.

No dia 23 de maio, as discussões abordaram os direitos humanos e as políticas territoriais na região amazônica. A mesa-redonda “Teoria da Justiça, democracia e inclusão social” contou com a presença da professora Rossana Rocha Reis, do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP), e os docentes do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da UFSCar Vera Alves Cepêda e Renato Moraes. Em seguida, os professores Armin Mathis, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará, e João Roberto Martins Filho, do DCSo da UFSCar, participaram da mesa-redonda “Estado e desenvolvimento – uma pauta sobre a Amazônia”, que discutiu as políticas de ocupação e desenvolvimento da Amazônia. O professor João Roberto Martins Filho aprofundou as ações militares de defesa do território, abordando os aspectos referentes a interesses políticos e econômicos de outros países desde o início da história brasileira.

Para encerrar o evento, ocorreu a conferência  com o professor André Singer, livre-docente da USP e ex-porta voz da República, no Anfiteatro Bento Prado Júnior.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x