24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Engenheiro Ricardo Patroni estreia no Legislativo para fazer diferença

Engenheiro Ricardo Patroni estreia no Legislativo para fazer diferença

Vereador também pretende trabalhar para desenvolver Porto Ferreira como Capital da Cerâmica

27/01/2021 12h12 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Engenheiro Ricardo Patroni estreia no Legislativo para fazer diferença Foto: Divulgação

O vereador Ricardo Patroni (PSD) iniciou, no dia 01 de janeiro, o seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Porto Ferreira. Nascido em Porto Ferreira, o parlamentar teve toda a sua vida estudantil feita em escolas públicas. Na Universidade Federal do ABC, em Santo André, o parlamentar concluiu duas faculdades: a de Ciência e Tecnologia e a de Engenharia de Gestão. Lá ele iniciou a sua militância política.

“Como era uma universidade nova tínhamos que transformar aquela realidade porque não existia conselho, nem diretórios acadêmicos, participação estudantil nos conselhos superiores. Eu acabei participando de muita coisa que estava iniciando. Fui presidente e diretor social de associações estudantis, fundador dos diretórios acadêmicos dos meus cursos, fui representante de alunos e funcionários públicos nos conselhos superiores. Ali eu iniciei a trajetória na política”, contou o vereador.

Após formado, Ricardo Patroni retornou à Porto Ferreira. “Vim para a cidade em 2016, me candidatei a primeira vez  ao cargo de vereador, mas na ocasião não fui eleito por conta dos critérios eleitorais. Procurei o prefeito Rômulo Rippa, que tinha sido eleito prefeito, para ajudar a minha cidade com tudo que eu tinha desenvolvido através do ensino público gratuito de qualidade na minha formação acadêmica.”

O prefeito o convidou para fazer parte de sua gestão. “Nos últimos quatro anos eu trabalhei na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e lá nós acumulamos diversas conquistas. Conseguimos colocar o nome de Porto Ferreira, que já era conhecido como Capital da Cerâmica, em nível nacional”, salientou.

Ricardo Patroni espera contribuir para o desenvolvimento do município com o que aprendeu na sua formação acadêmica. “Nos últimos quatro anos, eu trabalhei bastante em prol do desenvolvimento do município e eu acredito que eu possa contribuir mais ainda com a valorização de Porto Ferreira como Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração, foco em capacitação profissional, capacitação empreendedora, geração de oportunidades, economia solidária”, citou.

O vereador disse que não se via muitas discussões sobre isso na Câmara Municipal. “Acho que temos muito o que avançar nesses níveis e, após a pandemia, são assuntos que precisaremos muito abordar e achar alternativas para a falta de emprego, capacitar essas pessoas para serem protagonistas dos próprios negócios. Minha linha de atuação vai muito nesse sentido.”

Outra prioridade que Ricardo Patroni pretende trabalhar é atrair mais turistas para o município. “Hoje pouca gente sabe que Porto Ferreira recebe mais de 60 mil turistas por mês para comprar produtos no nosso Circuito da Cerâmica e Decoração que tem mais de 240 lojas e 70 indústrias. Ali gira muito dinheiro que fica no nosso município. É mais do que a própria população de Porto Ferreira”, detalhou.

“O nosso município muitas vezes não sabe a potencialidade que temos ali no Circuito da Cerâmica e Decoração, o tanto de emprego que é gerado e temos que fortalecer cada vez mais. Já somos conhecidos a nível nacional, temos a nossa vocação industrial que é muito enraizada aqui no município”, completou o parlamentar.

Sobre a contribuição de suas experiências profissionais para o mandato, Ricardo Patroni disse acreditar na técnica vinculada à política. “Embora eu não seja formado em direito, eu sempre gostei muito de entender a legislação, os ritos, os procedimentos, Regimento Interno, tudo relacionado a Plano Diretor da cidade, Lei Orgânica do município. Acredito que nesses aspectos burocráticos eu possa auxiliar bastante no desenvolvimento nos próximos quatro anos.”

Para o vereador, a união entre Executivo e Legislativo é muito importante. “Acredito muito que o Executivo e o Legislativo têm que andar de mãos dadas para conseguirmos desenvolver grandes projetos. Eu com o Executivo pretendo atuar de maneira que consigamos complementar ideias, indicações, requerimentos, anteprojetos de leis. Não a favor do Executivo ou do Legislativo, mas uma maneira que, concomitantemente, consigamos desenvolver trabalhos que sejam em prol da população”, pontuou.

“Eu quero muito atuar sendo interlocutor das pessoas que me procurarem, estou criando um canal de participação popular. Quero conseguir cada vez mais pegar os ensejos da população, aquilo que eles estão querendo que seja discutido, que seja requerido junto ao Executivo Municipal para ser mesmo um interlocutor disso tudo”, afirmou Ricardo Patroni.

A sua atuação junto aos demais vereadores também deverá ser de união. “Claro que cada vereador tem seu público, o seu partido, os seus interesses da coletividade dentro do partido, mas acredito que, depois das eleições, nós somos 11 pessoas que estão representando a população. Eu acredito muito que o debate de qualquer assunto que seja é muito engrandecedor para a população e para o desenvolvimento dos projetos.”

Para finalizar, Ricardo Patroni ressaltou que está à disposição da população. “Minha intenção sempre foi contribuir com Porto Ferreira e eu quero ser mesmo um canal da população e trazer cada vez mais pessoas para a Câmara Municipal”, iniciou.

“A Câmara Municipal ou a Prefeitura Municipal são locais que a população tem todo o direito de falar com qualquer pessoa, solicitar qualquer coisa que precise ou que o bairro dela precise. Quero tentar desmistificar isso e mostrar que a população pode vir aqui, discutir projetos, trazer ideias. Quero tentar fazer com que essas pessoas participem cada vez mais da política, dos assuntos de Porto Ferreira”, finalizou o vereador.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x