16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > EPTV contraria pedido da Justiça Eleitoral

EPTV contraria pedido da Justiça Eleitoral

27/07/2012 12h34 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
EPTV contraria pedido da Justiça Eleitoral

Os prefeituráveis de São Carlos do PPL, José Benedito Sacomano e do PSTU, Ronaldo Motta, poderão ficar fora do debate que a EPTV, repetidora do sinal da Rede Globo, vai realizar no dia 4 de outubro. O formato de debate que a emissora impõe aos candidatos limita a participação de, no máximo cinco candidatos. Neste ano, São Carlos têm seis concorrentes à Prefeitura. Além de Sacomano e Motta, e do atual prefeito, Oswaldo Barba (PT), disputam a corrida eleitoral Paulo Altomani (PSDB), Eduardo Cotrim (PMDB) e Flávio Lazzarotto (PSOL).

Pela legislação eleitoral, as emissoras somente seriam obrigadas a garantir a participação dos candidatos com representação no Congresso Nacional. Como o PSTU e o PPL não elegeram nenhum deputado federal em 2010, eles não teriam direito garantido à participação no evento. “Vamos tentar participar do debate ou por força da Justiça eleitoral ou através de um acordo. Somos favoráveis à participação de todos de forma democrática. Afinal, a ausência de um dos concorrentes poderá decidir o resultado das eleições”.

Na última reunião que promoveu com a imprensa, o juiz eleitoral de São Carlos Paulo César Scanavez, titular da 121ª Zona, solicitou que as emissoras de TV garantissem a participação de todos os candidatos.

As reuniões com os representantes dos candidatos estão sendo coordenadas pelo gerente de jornalismo da emissora, Pedro Varoni de Carvalho e pelo chefe de reportagem Luiz Antonio Pierri. Em Araraquara o debate será realizado no dia 29 de setembro, um sábado. Ele terá a duração de 47 minutos divididos em três blocos. Será transmitido ao vivo, às 8h30, na mesma faixa de horário ocupada pelo programa Caminhos da Roça.

 

“UM BOM SONÍFERO” – Em entrevista à emissora de rádio Intersom FM, o historiador e professor do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar, Marco Antônio Villa, afirmou ontem que os debates televisivos não decidem mais eleições, como no passado. Ele ressaltou que os debates são engessados. “Os candidatos não respondem nada. Perguntam ‘A’ e ele responde ‘Z’ e ninguém questiona. Eles são, sem dúvidas, um excelente sonífero. Se alguém sofrer de insônia crônica, ao ver um debate na TV com certeza vai conseguir pegar no sono”. Segundo ele, um debate só pode ser bom com apenas dois candidatos e regras que obriguem todos a responder o que é, de fato, perguntado.

 

OUTRO LADO – A reportagem tentou falar com o gerente de jornalismo da emissora, Pedro Varoni de Carvalho, sobre as restrições a Sacomano e Mota. Porém, ele, através de uma jornalista que se identificou como Daniela, disse que, no momento, não poderia falar nada. Ela ressaltou que no futuro será realizada uma entrevista coletiva à imprensa para a EPTV esclarecer a questão do debate.

 

 

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Observador
Observador
11 anos atrás

Imaginem os senhores e senhoras: Como disse de forma inteligente o historiador e professor do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar, Marco Antônio Villa debate já não decide mais as eleições. Pior que o debate de São Carlos que será em horário nobre, será o debate de Araraquara, um sábado as 08:30h da manhã!!! Sinceramente, nem deveriam realizar esse debate. Mas, como todos sabemos, os politicos estão na mão da EPTV que é repetidora da Globo, imaginem vocês a força e interesses mutuos que não existe por de trás.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x