21 de Novembro de 2020

Dólar

Euro

Eleições 2020

Jornal Primeira Página > Notícias > Eleições 2020 > Erick governará em parceria com universidades

Erick governará em parceria com universidades

Parcerias em vários setores da gestão pública vão solucionar problemas que ainda atormentam o cidadão são-carlense

15 de Outubro de 2020 às 06:43 Publicado por: Redação
Erick governará em parceria com universidades Foto: Divulgação

Buscar as soluções onde elas são produzidas de forma cotidiana. Esta será uma das principais missões do prefeiturável Erick Silva (PT) caso vença as eleições de 15 de novembro.  O candidato enxerga como lógico usar estas centrais de soluções que produzem conhecimento para enfrentar os desafios urbanos. “ Temos um potencial gigantesco em termos de produção de conhecimento. Temos as universidades, os institutos de pesquisa, os parques tecnológicos, ou seja, uma massa de produção de conhecimento com profissionais altamente qualificados em todas as áreas, saúde, educação, geração de emprego e renda, transporte público, trânsito, segurança pública, economia local”, ressalta Erick.

O prefeiturável do PT não consegue entender o divórcio que o poder público municipal promove contra os institutos que produzem conhecimento. “Temos arquitetos urbanistas, engenheiros, e isso tudo é ignorado pela prefeitura. Nos tempos de hoje, em que as prefeituras sofrem com poucos recursos, quando não estão quebradas, precisam de parcerias. Parcerias que tragam novas tecnologias, conhecimento de ponta para fazer a administração se mover.  Parceria com a população, de modo que ela participa das decisões e tenha clareza a respeito do uso do dinheiro público”, ressalta ele.

Erick desta que São Carlos precisa voltar a crescer e a se afirmar como a grande cidade que é e fazer o sorriso voltar aos rostos dos são-carlenses.  “A saúde é um excelente exemplo. A população de São Carlos vê a saúde como a pior área, a que tem os problemas mais graves.  E, no entanto, nós temos uma faculdade de medicina que foi criada para ter presença na rede de saúde. Temos um hospital escola, que depois virou hospital universitário que fazia parte desse projeto, de participar ativamente da saúde pública municipal.”

A Faculdade de medicina foi implantada na UFSCar por gestões do prefeito Newton Lima. O Hospital Escola foi construído por ele e teve seu segundo módulo construído pelo Oswaldo Barba.  “Tudo isso fazia parte de um projeto que tinha por objetivo integrar a faculdade de medicina e o Hospital Escola à saúde municipal. Isso estava em andamento na época do Barba, mas foi abandonado pelo Altomani e não foi retomado pelo atual prefeito”, lamenta Erick.

Reaproximar o mundo universitário da gestão pública será premissa do governo de Erick. “  Eu quero reconstruir essa ponte entre a universidade e a saúde pública da cidade, mas quero ir além, quero transformar a nossa rede municipal de saúde numa rede-escola. Nossa rede integrada à faculdade e ao hospital. E não apenas de medicina, mas de enfermagem, de psicologia, terapia ocupacional, nutrição”, comenta Erick, vislumbrando um sistema modelo de saúde para o Brasil.

Segundo Erick, isso será bom para a universidade, pois propicia este aprendizado aos alunos e será bom para o serviço público de saúde que vai ter esses profissionais qualificados da universidade atuando na nossa rede, como médicos, residentes, enfermeiros, gestores de saúde entre outros, essencial para melhorar a qualidade do atendimento à saúde.

“A qualificação profissional dos jovens também é um bom exemplo. Precisamos reforçar na cidade, alternativas para preparar os jovens para o mercado de trabalho dos tempos de hoje, tecnologizado e especializado. Vamos criar um amplo programa de qualificação técnica e tecnológica, que é o caminho mais consistente para inserir jos jovens nesse mercado. Nosso modelo é o Colegio Técnico de Campinas – UNICAMP, o COTUCA, que oferece cursos nas mais variadas áreas que vão de TI, desenvolvimento de sistemas, mecatrônica, passando por enfermagem, plásticos, alimentos entre outros, respeitando a vocação e demandas da região. Os alunos que se formam nesta escola tem alta capacidade de obter emprego. Queremos trazer esse exemplo para São Carlos, não pensando numa escola, mas num programa, com parcerias envolvendo as universidades, os centros de pesquisa e a iniciativa privada.”

Para concluir, Erick garante que derrubará os muros que separam São Carlos de suas universidades e centros de pesquisa. “Nossa missão será demolir estes muros e construir pontes entre município e universidades.  A produção de conhecimento está no nosso DNA, temos que usá-la em beneficio da população.”

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x