26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Eleições 2020

Jornal Primeira Página > Notícias > Eleições 2020 > Erick Silva lança Programa de Governo em live

Erick Silva lança Programa de Governo em live

A candidata a vice, Rose Mendes, disse que programa é a junção do conhecimento especializado com sabedoria de quem vive os problemas

06/11/2020 06h51 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Erick Silva lança Programa de Governo em live Foto: Divulgação

Erick Silva, candidato à Prefeitura de São Carlos pelo Partido dos Trabalhadores, apresentou no dia 4 de novembro, aniversário da cidade, o seu Programa de Governo para o eleitorado. “No dia em que São Carlos completa 163 anos, apresentamos nosso plano de governo. Uma proposta para cuidar das pessoas e da cidade, construída de forma coletiva, com a participação de moradores de diferentes regiões da cidade, técnicos, acadêmicos, especialistas em gestão pública, mulheres, homens, jovens, adultos, trabalhadores, comerciantes, empresários, os sem trabalho, tentamos reunir toda nossa gente, para que todos fossem representados”, explica.

Para ele, a construção coletiva foi importante na elaboração das propostas. “Acreditamos que nossa plataforma de governo tenha sido construída de forma democrática para atender a população em suas necessidades mais básicas, mas também promover uma profunda mudança em nossa cidade tornando São Carlos um lugar ainda melhor para se viver. Temos um programa consistente que se diferencia não apenas por dizer o que vamos fazer, mas como vamos fazer”, revelou.

Durante a live de lançamento do programa, Fernando Haddad, candidato a presidência da República em 2018, comentou sobre a importância da valorização das universidades e centros de pesquisa da cidade. “Seu perfil, sua trajetória e proximidade com as universidades certamente trarão um enriquecimento para sua gestão. São Carlos tem um potencial incrível e precisa disso: trabalho e educação, e você é um candidato imbatível”, disse.

A candidata a vice-prefeita, Rose Mendes, afirmou que o programa é a junção do conhecimento especializado com a sabedoria de quem vive os problemas da cidade. “Apresentamos nossas propostas a diversos setores da sociedade, recebemos e incorporamos muitas sugestões, porque trabalhamos a construção de um governo plural e participativo”, destaca.

Programa

O Programa de Governo apresentado para o quadriênio 2021-24 apresenta propostas para a Saúde, Educação, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional, Segurança Cidadã, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Saneamento e Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Trânsito, Desenvolvimento Econômico, Emprego, Trabalho e Renda Política Cultural e Lazer e Esportes.

Segundo Erick, a elaboração das propostas foi pautada por três princípios orientadores fundamentais. “O primeiro é a participação cidadã na elaboração e acompanhamento das políticas públicas eficientes e sustentáveis. Nosso compromisso é recuperar e dinamizar os processos de participação cidadã e da sociedade civil organizada como elemento constitutivo e central da gestão municipal. Recriação do OP – Orçamento Participativo e dos OPs Temáticos, fortalecimento e independência dos Conselhos Municipais e Locais, reativação da Conferências Municipais como mecanismos concretos de gestão pública”, assegura.

O segundo princípio do programa de governo é o compromisso com o planejamento e implementação de ações e políticas transversais decorrente do reconhecimento do caráter sistêmico, interligado e complexo dos fenômenos da vida social, que não podem ser compreendidos de forma segmentada nem enfrentados por meio de ações pulverizadas e determinadas por estruturas organizacionais estanques. E o terceiro, a valorização da capacidade intelectual e técnica instalada nas universidades e centros de pesquisa da cidade. “São Carlos é privilegiada pela presença de duas das mais importantes universidades do país (USP e UFSCar), por uma universidade privada de destaque regional (UNICEP), pelo Instituto Federal, por duas unidades da EMBRAPA, por Parques Tecnológicos e por um significativo sistema de incubadoras e empresas de alta tecnologia que podem e devem ser chamadas a oferecer suporte intelectual e técnico à elaboração de políticas públicas. Também quero dar continuidade a políticas públicas que foram interrompidas pelas duas últimas gestões”, pondera Erick.

Pandemia

Erick Silva destaca que essa não é eleição comum. “Não estamos enfrentando um processo eleitoral em condições de normalidade da vida social. Ao contrário, a população são-carlense enfrenta, como o resto do planeta, uma pandemia de dimensão histórica cujos efeitos econômicos, cognitivos, sanitários, comportamentais e psicológicos ainda estão por avaliar de maneira completa. Assim, qualquer proposta de governo para o próximo quadriênio deve estar referida tanto à incerteza dos cenários pós-pandemia quanto à necessidade de ações imediatas para a minimização de seus efeitos, sobretudo sobre as parcelas mais carentes e sujeitas aos efeitos do COVID-19”, finaliza.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x