20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Eleições 2020

Jornal Primeira Página > Notícias > Eleições 2020 > “Esperamos uma disputa sem língua de aluguel”, afirma Lobbe

“Esperamos uma disputa sem língua de aluguel”, afirma Lobbe

Ex-deputado federal fala de seu trabalho na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados e aposta na candidatura de Netto Donato

29/09/2020 13h12 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
“Esperamos uma disputa sem língua de aluguel”, afirma Lobbe Foto: Divulgação

Antonio Adolpho Lobbe Neto é Biomédico. Ele foi vice-prefeito de São Carlos. Depois foi deputado estadual por quatro mandatos, deputado federal por três mandatos, secretário de Estado do Trabalho e da promoção Social, presidente do CEPAM, conselheiro administrativo de várias empresas. Foi filiado do MDB até 2001, quando ingressou no PSDB.  Está há 36 anos na estrada política. Nesta entrevista ele fala um pouco de suas realizações, alfineta o PT e concorda que sua geração foi formada por algumas lideranças que, para satisfazer a própria vaidade, se preocuparam mais em atrapalhar os adversários que ajudar a cidade.

PRIMEIRA PÁGINA – Com toda sua experiência, como o senhor vê o cenário político de São Carlos atual?

LOBBE NETO – Nossa cidade poderia estar num patamar muito melhor. Mas temos muitos problemas hoje, seja na parte da saúde, que poderia estar bem melhor, na parte de obras e também na parte tecnológica. Nós temos ainda várias dificuldades. Hoje não existe agilidade para a implantação de novos empreendimentos e para se gerar empregos. Estes problemas vêm perdurando há muitos anos. Falta organização administrativa, o setor de urbanização mais ágil, já é hora de se fazer um novo plano diretor, controlar o novo vetor de crescimento da cidade. Mas, principalmente, falta união entre as autoridades da cidade.

PP – Por que temos 12 candidatos em São Carlos?

LOBBE – São Carlos não foge muito à regra de outras cidades. Mas já enfrentei isso nas minhas eleições. Quando fui candidato a deputado estadual, várias lideranças se lançaram a estadual. Quando fui candidato a deputado federal, vários se candidataram a federal. Mas o mais importante  é a quantidade de vários candidatos deputados acabam resultando na derrota de todos. Na verdade, todos os partidos pressionam para o lançamento de candidatos. Além disso, existe a vaidade das lideranças e pseudo-lideranças sem as mínimas chances de ganhar as eleições e governar uma cidade como São Carlos. Mas a partir da vitória de um deles, esperamos que todos se unam no apoio ao escolhido. Caso contrário teremos uma minoria governando a cidade e 11 trabalhando contra.  Isso traria muitas dificuldades tanto na Câmara Municipal quanto nas articulações para parcerias com os governos estadual e federal. Às vezes alguns saem candidatos para ser línguas de aluguel de outros. Isso é muito ruim, pois não ajuda em nada, só atrapalha a democracia e mancha a política da cidade  e atrapalha o período eleitoral.

PP – O senhor estará nas ruas apoiando o candidato de seu partido, o PSDB, Neto Donatto?

LOBBE – Não é nem pela questão partidária. O Netto Donato tem o perfil que São Carlos precisa. Ele tem juventude, ética, já passou pelo Legislativo e Executivo e poderá fazer muito pro São Carlos. É preparado. É advogado e estudou gestão pública. É um dos melhores candidatos.  E está filiado ao meu partido, o que é mais um motivo para eu estar com ele.

PP – O senhor foi deputado estadual, deputado federal, presidente do CEPAM e secretário de Estado. Quais as dez principais conquistas durante todos estes anos de mandatos?

LOBBE – É difícil elencar todas as conquistas em todos estes mandatos. Tenho 36 anos de vida pública. Não tenho nada que nos desabone. Trabalhei com todos os prefeitos e com todos os partidos. Trouxe emendas parlamentares para a Prefeitura fazer obras. Quando era vice-prefeito, tivemos a pavimentação da estrada entre água Vermelha e Santa Eudóxia, além da Avenida Tancredo Neves. Fizemos na época do Vadinho o asfalto da Avenida Morumbi e da Avenida Miguel Petroni. Fizemos também a pavimentação do Victório Bonucci e da ligação com o Jardim Zavaglia, além de trevos, estradas vicinais, recape do Broa e várias obras de infraestrutura. Além disso apoiamos a desapropriação do Aeroporto Mario Pereira Lopes, depois sua internacionalização, o AME, a Santa Casa Estruturante, o Bom Prato, ajudamos a trazer a LATAM, a Serasa Experian, várias escolas, além da FATEC, campus 2 da USP, restauração de várias escolas, construção do Forum Novo e depois sua ampliação, implantação do Curso de Medicina, duplicação da Rodovia SP-318. Só de recursos para A Santa Casa, só no último ano foram R$ 3 milhões de emendas, pavimentação da Estrada do 29 e etc.

PP – O senhor sempre disse que gostaria de ser prefeito de São Carlos. Muita gente concorda que o senhor teria facilidade para vencer esta eleição. Por que não é candidato?

LOBBE – Fiquei muito decepcionado com a última eleição. Trabalhei muito, ajudei muito São Carlos. Infelizmente, naquele momento os eleitores de São Carlos decidiram votar em pessoas de fora e também e candidatos da cidade que dividiram bastante. Tive quase 80 mil votos, mas não foi o suficiente para continuarmos no Congresso Nacional. Por isso, dei um tempo e resolvi ajudar São Carlos de outra forma. Neste momento estou mais como conselheiro.

PP – Qual o futuro do político Lobbe Neto e o que ele faz atualmente na vida?

LOBBE – O futuro a Deus pertence. Continuamos ajudando São Carlos na media do possível, conversando com deputados, com o governador João Dória. Dentro do possível, vamos sempre continuar ajudando a cidade.

PP – O senhor acredita na Força de João Dória e Bolsonaro neste pleito?

LOBBE – Sem dúvida nenhuma. João Dória é o governador do Estado líder do Brasil. Como também o Bolsonaro é o presidente da República. São dois grandes líderes que poderão influenciar, sim, nas eleições municipais.

PP – A atual geração de políticos está terminando. Que legado ela deixa?

LOBBE – Não é a minha geração que está terminando. Temos aí várias gerações. Temos gente com mais de 70 participando da política. Eu estou na geração dos 60. Temos o Netto, Marquinho Amaral e tanto outros em outras faixas etárias. Na nossa geração houve muitas conquistas, mas também houve muitas desavenças, com um querendo atrapalhar o outro. Houve muita vaidade ao invés de uma grande união política. Isso vem há muitos anos. Mas o pior da nossa geração acho que foi o que o Partido dos Trabalhadores deixou aí. Uma marca muito ruim para todo o país na área da política.

PP – Há quem diga que sua geração foi predatória com uns querendo atrapalhar os outros.

LOBBE – Infelizmente, concordo. Em outras cidades há mais união para que a cidade consiga eleger deputados estaduais e federais. Eu tive muitos problemas. E na última houve muitos candidatos e muitos outros ainda ajudando deputados de fora. Infelizmente, o voto de São Carlos não foi suficiente nem para eleger deputado estadual e nem para deputado federal.

PP – Suas Considerações finais.

LOBBE – Espero que as eleições municipais ocorram da melhor forma possível, sem língua de aluguel, sem baixarias.  Que seja uma festa da democracia e que o eleito possa ser o melhor para São Carlos. São Carlos não pode ser a capital da tecnologia só no papel. Tem que mostrar para o Brasil que é realmente esta capital da tecnologia. Nós temos universidades, Embrapas. O próximo prefeito tem que ter uma liderança e articulação em todas estas áreas. Por isso acredito numa jovem candidatura, mas também numa articulação e na experiência. Não adianta ser jovem sem experiência. . Está na hora de a juventude assumir a cidade. E é por isso que meu candidato é Netto Donato.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x