26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Farmácias de São Carlos recebem capacitação para Sinal Vermelho

Farmácias de São Carlos recebem capacitação para Sinal Vermelho

Ação, desenvolvida pelo Conselho Regional de Farmácia, visa capacitar funcionários para acolherem mulheres vítimas de violência

12/12/2021 06h01 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Farmácias de São Carlos recebem capacitação para Sinal Vermelho Foto: Divulgação / Câmara Municipal de São Carlos (SP)

Nesta semana o presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Roselei Françoso (MDB), e a vereadora Raquel Auxiliadora (PT) participaram de uma reunião de capacitação dos gerentes da Rede de Farmácia Rosário para falar sobre a lei que instituiu o Programa de Cooperação e o Código Sinal Vermelho de combate e prevenção à violência contra a mulher.

A capacitação começou a ser realizada em todas as farmácias do município pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF) e tem o objetivo de capacitar todos os funcionários de farmácias para acolherem, caso necessário, mulheres vítimas de violência. A campanha orienta a utilizar o código “Sinal Vermelho”, seja desenhando um “X” na palma das mãos ou dizendo a frase “sinal vermelho”.

“Algumas mulheres são tão oprimidas que não conseguem nem buscar ajuda  com um vizinho ou utilizando o telefone”, lembra Roselei. “Talvez a única oportunidade de pedir ajuda é na ida à farmácia ou outro estabelecimento”, destaca. A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, irá capacitar funcionários de outros estabelecimentos.

A Prefeitura de São Carlos preparou uma campanha publicitária com o intuito de auxiliar mulheres a identificarem os sinais de violência e a buscarem ajuda. Entre as formas de solicitar ajuda está a de exibir um sinal vermelho desenhado na palma da mão para que atendentes de estabelecimentos comerciais, como as farmácias, possam acionar a Polícia Militar pelo 190 ou disque denúncia 181.

A Lei 20.221 de julho de 2021 autoriza a Prefeitura de São Carlos a promover ações para a integração e cooperação com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência, ligada à Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

Para Danyelle Marini, do Conselho Regional de Farmácia a capacitação dos funcionários de farmácias com o respaldo da legislação do município é fundamental. “Para se ter ideia, 17 milhões de mulheres brasileiras sofrem algum tipo de agressão por ano”, frisa.

“Nós temos muito que melhorar para cessar a violência contra as mulheres. A sociedade, infelizmente, ainda não compreendeu a gravidade deste problema”, destaca Raquel Auxiliadora. “Essa ação com as farmácias é um grande passo para melhorarmos o acolhimento”, observa.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x