26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Fim de convênio impossibilita projeto de alfabetização de adultos

Fim de convênio impossibilita projeto de alfabetização de adultos

12/06/2013 00h18 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Fim de convênio impossibilita projeto de alfabetização de adultos

O Movimento de Alfabetização de Adultos (Mova) terá as atividades encerradas em São Carlos. É o que garante a professora Larissa Pedronero, que atua no projeto há pouco mais de um ano. O Mova foi criado em 2002 e atualmente conta com a participação de 14 professores, também conhecidos como educadores populares.

 

Segundo Larissa, o Mova é um projeto intermediário do EJA (Educação de Jovens e Adultos). São Carlos conta com 242 alunos, que são atendidos em centros comunitários, igrejas e no Assentamento Nova São Carlos. O distrito de Santa Eudóxia conta com duas turmas do projeto.

Ela conta que a Secretaria de Educação avisou aos educadores sobre o fim do projeto na última sexta-feira. “Nós, professores, fomos incumbidos de avisar os alunos sobre o fim das atividades. Isso é uma pena porque muitos alunos enfrentam chuva, frio, o cansaço do dia a dia para aprender”, desabafa a professora.

Cada professor recebe R$ 550 mensais para atuar como voluntário no projeto. Esse dinheiro é repassado a uma Organização Não Governamental (ONG) que efetua o pagamento do grupo. Larissa relata, inclusive, que a última parcela está em atraso, mas esse não é o fator determinante do protesto.

“O dinheiro não paga o prazer de presenciar pessoas com mais de 70 anos conhecendo letras e números, formando palavras”, esclarece Larissa, que trabalha em um colégio particular e atua em outros dois projetos de alfabetização.

 

Desinteresse de entidade ocasionou término do convênio

A Secretaria de Educação de São Carlos enviou nota esclarecendo o término do convênio com a entidade “Núcleo Cristão os Guardiões do Amor”, que recebia e repassava os recursos aos docentes.

De acordo com a nota, o convênio iria se expirar no dia 16 de maio de 2013 e a entidade foi lembrada dessa data em abril. Porém, apenas no dia 17 de maio, a entidade enviou documento informando que “por motivo de força maior não irá prorrogar o convênio nº69/08-Proc 6.672, continuando apenas com a sala de aula que é desenvolvida nesta instituição”.

Ainda segundo a Prefeitura, os recursos restantes e referentes ao contrato foram repassados à entidade no dia 18 de maio. “A informação tardia sobre o desinteresse sobre novo convênio tornou impossível a continuidade desse atendimento em tempo hábil para a participação de outra entidade que se credenciasse”, informou a Prefeitura.

Segundo a Secretaria de Educação, outro programa de alfabetização, o Educação de Jovens e Adultos (EJA) atende 600 alunos.

 

Secretário recebe professores e aulas continuam até o dia 17

O secretário de Educação, Carlos Alberto Andreucci, recebeu, no início da noite de ontem, uma comissão de professores para discutir a situação do Mova. Antes, professores e alunos foram à Câmara pedir ajuda dos vereadores para a continuidade do projeto.

O vereador Lineu Navarro (PT) acompanhou o grupo. Segundo Larissa Pedronero, Andreucci prometeu dar continuidade ao projeto e confirmou que o desinteresse da entidade “Núcleo Cristão os Guardiões do Amor” em dar sequência ao projeto impossibilitou a renovação do convênio.

“O vereador Lineu se propôs a destinar recursos de emenda parlamentar para continuar o projeto, o que vai ser estudado pela secretaria, até que se encontre uma solução ou outra entidade, que queria receber e repassar os recursos do Mova aos professores”, disse Larissa.

 

O secretário confirmou que os recursos já foram repassados à entidade que geria o convênio, entretanto, os professores não receberam o pagamento. “Vamos cobrar da entidade os recursos e continuaremos as aulas até o dia 17 de junho, período que, esperamos, se encontre uma solução”, finalizou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x