25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Freire comemora obrigatoriedade da distribuição

Freire comemora obrigatoriedade da distribuição

31/07/2012 12h15 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Freire comemora obrigatoriedade da distribuição

O vereador Equimarcílias Freire (PMDB) comemorou nesta segunda-feira, 30, a obrigatoriedade por parte dos supermercados da distribuição das sacolas biodegráveis em todo o Estado de São Paulo.  O Tribunal de Justiça determinou que, a partir de ontem todos os supermercados vinculados a Associação Paulista de Supermercados (Apas) distribuam gratuitamente sacolas biodegradáveis para os consumidores. A Justiça também oferece como opção embalagens de papel. Uma sacola ecológica demora seis meses para se decompor, enquanto a tradicional pode levar 100 anos.

A Apas está orientando todos os supermercados a cumprir a decisão da Justiça, porém a falta de fiscalização pode confundir o consumidor. As sacolas biodegradáveis são parecidas com as normais. Algumas possuem a identificação de que o material é ecológico, mas o fabricante não é obrigado a colocar essa informação na embalagem.

Autor de uma legislação que impunha a mesma obrigatoriedade aos supermercados em São Carlos, ele afirma que a mesma decisão prevê, também, a distribuição de sacolas de papel, mas não prevê as caixas de papelão.

“Na Câmara derrubaram meu projeto pela diferença de apenas um voto. Mas o bom senso da Justiça prevaleceu, foi mais forte., Agora o povo deixará de ser humilhado, como vinha ocorrendo. A pessoa compra os produtos e tem o direito de ter a embalagem. Se os supermercados querem ajudar o meio ambiente, ótimo. Agora, podem fazer isso distribuindo as embalagens biodegradáveis”, ressaltou o vereador.

Em entrevista à EPTV Central, a professora de engenharia de materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Sílvia Bettini, ainda que o fabricante coloque o selo de biodegradável, o consumidor não tem como conferir se a informação é verdadeira. “O ideal é que tenham órgãos de fiscalização que consigam verificar se essas sacolas produzidas contêm mesmo os materiais que elas dizem conter”, explicou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x