20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Ibope mostra Altomani na frente em São Carlos com 37%

Ibope mostra Altomani na frente em São Carlos com 37%

22/09/2012 12h07 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Ibope mostra Altomani na frente em São Carlos com 37%

O Instituto de Pesquisas Ibope divulgou ontem a segunda pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de São Carlos (SP) nas eleições deste ano. Os números foram mostrados no Jornal da EPTV por volta de 19h05 de ontem. A pesquisa era muito aguardada em todos os meios políticos de São Carlos. Agora, a expectativa fica por conta da última pesquisa, que deverá ser divulgada no dia 6 de outubro, véspera das eleições municipais.

O candidato do PSDB, Paulo Altomani, lidera a pesquisa com 37% das intenções de voto. Ele subiu 12 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, onde aparecia com 25%. Em segundo lugar aparece o candidato do PT, Oswaldo Barba, com 31% das intenções de voto. Barba subiu 8 pontos, pois tinha 23% na primeira pesquisa.

O terceiro colocado, segundo o Ibope, é o candidato do PMDB, Eduardo Cotrim subiu de 2% para 4%. Flavio Lazzarotto manteve o índice de 1%. Sacomano subiu de 1% para 2%. O professor Ronaldo Mota, que não tinha pontuado na pesquisa anterior, dessa vez registrou 1% das intenções.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 20 de setembro. Foram entrevistadas 504 pessoas na cidade de São Carlos. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), sob o número SP-01005/2012.

 

PESQUISA ANTERIOR – A primeira pesquisa do Ibope foi divulgada em 31 de agosto e registrou os seguintes resultados: Paulo Altomani com 25%; Oswaldo Barba (23%); Eduardo Cotrim (2%), Flavio Lazzarotto (1%), Sacomano (1%) e o Professor Ronaldo Mota (0).

 

REJEIÇÃO – O Ibope também perguntou em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum: Oswaldo Barba foi o mais citado, com índice de rejeição de 28%. Eduardo Cotrim tem 20%; Paulo Altomani, 19%, Flavio Lazzarotto, 15%, Sacomano, 13%, e Professor Ronaldo Mota, 12%. Entre os entrevistados, 5% poderiam votar em todos e 28% não souberam ou não responderam.

Na pesquisa anterior, os resultados da rejeição foram os seguintes: Oswaldo Barba com 29%; Eduardo Cotrim com 21%; Paulo Altomani com 15%; Sacomano com 12%; Flavio Lazzarotto com 11%; o professor Ronaldo Mota teve 9%. Entre os entrevistados, 10% responderam que votariam em todos eles e 22% não souberam ou não responderam.

 

PESQUISA ESPONTÂNEA – O instituto de pesquisa também questionou em quem os entrevistados votariam para prefeito espontaneamente, ou seja, sem a apresentação das opções de nomes de candidatos. Nesta situação, 32% dos entrevistados disseram que votariam no candidato Paulo Altomani; 27% votariam em Oswaldo Barba; Eduardo Cotrim e Sacomano teriam 2% dos votos cada um.Flavio Lazzarotto e o professor Ronaldo Mota teriam 1% dos votos cada um. Brancos e nulos somaram 9% e eleitores que não souberam ou não responderam, 26%.

 

INTERESSE DO ELEITOR – A pesquisa abordou com os eleitores, ainda, o que cada um mais leva em consideração na hora de escolher um candidato a prefeito. Em São Carlos, os três itens mais citados foram o que promete investir mais na saúde (29%), o passado do candidato (20%); o que promete investir mais na educação (6%).

Na pesquisa anterior, o passado político foi considerado o mais importante por 35% dos entrevistados. O investimento em saúde, por 22%, e o que promete gerar mais empregos por 6%.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Tadeu
Tadeu
11 anos atrás

Tem que fazer uma limpeza na Prefeitura e mostrar para população quem é o pT

Jacinto
Jacinto
11 anos atrás

Por favor Paulo Altomani, tire os PT de Sanca

Zanotta
Zanotta
11 anos atrás

Altomani, a hora que você entrar na Prefeitura, você vai encontrar muita coisa. Contamos com sua honestidade e sucesso nas eleições!!!!

luizcarlos
luizcarlos
11 anos atrás

A petezada ta com medo de perder a eleição, si depender do meu voto e da minha familia ja estão fora,votei nesse partido 03,vezes nunca mais voto,agora falam que a cidade ta uma beleza ,vou votar no Altomani com certeza,

Simpatizante anônimo
Simpatizante anônimo
11 anos atrás

Conheço bem o PT, já votei, trabalhei e fiscalizei. Mesmo quando trabalhei para o PT, já simpatizava com o Paulo. Neste ano, sem sombra de dúvida, desejo vitória e sucesso para os próximos 4 anos de São Carlos. Torço por você, Altomani! Para o alto e avante!

vw
vw
11 anos atrás

amigos de São Carlos já está + de mudar
altomani na cabeça e no coração eu e minha familia e quem puder convencer tbm até a vitória pessoal

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x