25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Internacionalização não interfere em São Carlos

Internacionalização não interfere em São Carlos

21/07/2012 13h25 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Internacionalização não interfere em São Carlos

O processo de internacionalização do Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, não vai atrapalhar em nada o trabalho atual que busca a criação de uma unidade alfandegada no Aeroporto Estadual Mário Pereira Lopes. É o que garante o deputado estadual Roberto Massafera (PSDB). De acordo com ele, aeroporto de São Carlos também deverá ser internacionalizado principalmente para que aviões de outros países possam receber a manutenção no centro tecnológico da TAM, que fica na planta de Água Vermelha.

Massafera afirma que no Leite Lopes será direcionado ao transporte internacional de cargas. “O foco é outro. Em São Carlos lutamos para internacionalizar o aeroporto com o objetivo de as oficinas da TAM receber aviões maiores, de outros países, para a realização de manutenção regular.  Já pedimos a ampliação da pista em 500 metros para que o aeroporto possa receber os Boeings. Mas a área está em um brejo. E é muito difícil se conquistar, devido às implicações do meio ambiente. E também estamos reivindicando a duplicação da Rodovia SP-318”.

Ele explica que atualmente, para receber a manutenção em São Carlos, os aviões têm que, antes, passar pela alfândega em Campinas, o que custa muito caro. “O caro não é voo, mas sim a aterrissagem e o pouso”.

O ex-deputado federal Lobbe Neto afirma que o Governo Estadual já fez sua parte em prol da implementação da unidade alfandegada no aeroporto. “Eu conservei com o Ricardo Rodrigues Barbosa Volpi, que é superintendente do Daesp. Já estive lá como Paulo Altomani e acompanhou tudo e depois enviou tudo para a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Receita Federal, entre outros departamentos. Tudo já foi encaminhado. A parte do governo estadual já foi feita através do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo)”.

O parlamentar Massafera explica também que o governo estadual já fez a sua parte. Segundo ele, o Daesp já fez tudo. “Agora o deputado federal Newton Lima está trabalhando neste processo em Brasília. Esperamos que saia o mais rápido possível esta internacionalização”. Segundo ele, o status de aeroporto internacional fará São Carlos viver um novo processo de desenvolvimento econômico e social. “Vamos gerar emprego e renda”, comenta ele.

 

A Prefeitura – Por meio da assessoria de imprensa, o prefeito Oswaldo Barba disse que a internacionalização do aeroporto é de responsabilidade do governo do Estado e que por isso foi pessoalmente falar e oficiar o governador Geraldo Alckmin, que imediatamente compreendeu a importância do pleito e determinou ao Daesp que iniciasse o processo de internacionalização. Ainda segundo a assessoria de imprensa, o governo do Estado não comunicou, oficialmente, o atual estágio das consultas aos órgãos federais responsáveis pela autorização da internacionalização – Ministério da Agricultura, Receita Federal, Polícia Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitário (Anvisa). No entanto, a Prefeitura de São Carlos, por meio do prefeito Oswaldo Barba, e o deputado federal, Newton Lima, estão à disposição para auxiliar o governo do Estado a obter o mais rápido possível as liberações para internacionalizar o aeroporto Mário Pereira Lopes. Após a internacionalização, caberá ao Estado realizar as obras necessárias para a ampliação da pista de pouso e decolagem, fundamental para que o aeroporto possa receber aeronaves maiores.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x