25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > “Intrusos” ameaçam polarização entre PT e PSDB

“Intrusos” ameaçam polarização entre PT e PSDB

09/06/2012 22h48 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
“Intrusos” ameaçam polarização entre PT e PSDB

Enquanto petistas e tucanos se preparavam para mais uma disputa polarizada entre os dois partidos, outros grupos, aliados, ex-aliados e velhos adversários, preparam candidaturas que prometem acabar com o caráter plebiscitário das eleições de 7 de outubroem São Carlos.Portudo o que representa econômica e politicamente, São Carlos é uma cidade estratégica para os dois partidos.

Os petistas governam cidades como Marília, Osasco, Santo André, Diadema e Sumaré, entre outras, mas tem apenas São Carlos nesta imensa região. Enquanto isso, os tucanos comandam Sorocaba, Piracicaba, Bragança Paulista, São José dos Campos, Americana e Praia Grande, entre outras.

O PSDB tenta chegar ao poderem São Carlos24 anos após a sua fundação em 25 de junho de 2008. Em 1988, o partido disputou sua primeira eleição tendo como candidato o professor Antonio Carlos Vilela Braga. Em 1992 o partido apoiou a candidatura de Paulo Altomani, então filiado ao PL (Partido Liberal), que ficou em terceiro lugar na disputa vencida por Rubens Massúcio Rubinho. Depois disso, Altomani ingressou no PSDB, partido pelo qual disputou as eleições de 1996, 2000, 2004 e 2008.

O PT, criado no início da Década de 1980, teve candidato em todas as disputas desde então. A primeira vez que se destacou foi em 1996 com Silvana Donatti, que alcançou cerca de 13 mil votos, ficando em quarto lugar. Em 2000, no papel de “zebra”, Newton Lima correu por fora e venceu o pleito e fez um governo “puro-sangue”. Foi reeleito em 2004, já aliado ao PMDB e outros partidos, e ainda conseguiu a proeza de eleger seu sucessor em 2008, quando a coligação já englobou diversas forças políticas. Em 2010, Newtão conseguiu se eleger deputado estadual.

Enquanto os tucanos tentam, novamente com Altomani, chegar à Prefeitura pela primeira vez, os petistas tentam, com seu largo arco de alianças, manter a hegemonia e chegar a 16 anos no comando de São Carlos com a reeleição de Oswaldo Barba nas eleições de outubro.

Por sua vez, algumas fraturas ameaçam esta vitória. O PMDB é a principal delas. Um antigo descontentamento dos peemedebistas veio à tona recentemente numa reunião do partido. A militância lançou o nome de Eduardo Cotrim, presidente do partido, como candidato a prefeito de São Carlos. Ele se mostra animado a entrar na disputa, pois a sigla tem uma excelente chapa de candidatos a vereador e também 15,4% do tempo de rádio e TV no horário eleitoral gratuito, sendo 3 minutos e 4 segundos nos dois terços definidos pela bancada de deputados federais (79) eleita em 2010.

Mas existem outros problemas para os petistas administrarem. O primeiro é o Grupo de Esquerda, formado pelo PDT, PSB e PCdoB, que também tem se manifestado contra a forma como os partidos vêm sendo tratado pelos membros do governo municipal.

Outro partido que pode “escorregar” da coligação é o PR (Partido da República). Este partido é ligado à Família Sales, que controla também o PSD (Partido Social Democrático), do prefeito paulistano Gilberto Kassab. Como o PSD, que também tem como líder o ex-prefeito Dagnone de Melo, formou o Bloco Democrático, que inclui ainda PPS, PP e ganhou recentemente o reforço do PV (Partido Verde), é bem provável que o PR migre para apoiar o candidato deste grupo, pois nenhum dos seus quatro partidos têm um bom tempo de mídia eletrônica no horário eleitoral da campanha política.  Também existe a possibilidade do Bloco Democrático se unir ao PMDB de Cotrim e criarem uma “terceira via” entre o PT e o PSDB.

Na oposição, a grande dúvida é se Airton Garcia será vice de Altomani ou conseguirá lançar candidatura própria. A definição deve sair somente no final do mês. Airton está articulando tanto em nível estadual quanto no diretório nacional do DEM para tentar emplacar seu nome na corrida eleitoral.

A última candidatura deve vir da chamada “extrema esquerda”, formada por PSOL e PSTU. Os partidos poderão fazer uma coligação e marcar posição na disputa com ferozes críticas a Barba, Altomani, Cotrim, Melo, Walcinyr Bragatto e etc. Para os dois partidos de esquerda, as demais lideranças e partidos são “farinha do mesmo saco”.

 

A CORRIDA ELEITORAL EM SÃO CARLOS

 

Os possíveis candidatos e seus partidos

 

13 – Oswaldo Barba – PT

Coligação – PTB, PDT, PSB, PCdoB, PSC, PTC

 

45 – Paulo Altomani  – PSDB

Coligação – DEM e PHS

 

15 – Eduardo Cotrim – PMDB

Coligação – ?

 

43 – Walcinyr Bragatto – PV

Coligação – PSD, PPS e PR

 

50 – Julieta Lui – PSOL

Coligação – PSTU

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
PATETA
PATETA
11 anos atrás

DOS NOMES PREFEITURAVEIS ACIMA ,QUEM REALMENTE É OPOSIÇÃO É A JULIETA LUI, E O ALTOMANI, OS OUTROS SÃO OS DENOMINADOS “LINGUAS DE ALUGUEL” FINGEM QUE SÃO OPOSIÇÃO PARA DIVIDIR O BOLO E ALMENTAR AS CHANCES DE VITORIA DO PT. ENTRE OS LINGUAS DE ALUGUEL NÃO PODEMOS ESQUECER TAMBEM DE EMERSON LEAL, SACOMANO E REGINA BORTOLOTI,DR. FRANCISCO M. DE CARVALHO.PELOS SERVIÇOS DE LINGUA DE ALUGUEL A “OPOSIÇÃO”, SÃO OFERECIDOS ALGUMAS SECRETARIAS,O SAAE E ALGUMAS DEZENAS DE CARGOS DE CONFIANÇA.O ELEITOR DE SÃO CARLOS JÁ ESTÁ DE SACO CHEIO DESSE TOMA LÁ DA CA, DESSAS ARRUMAÇÕES E COM CERTEZA DARA NAS URNAS UMA RESPOSTA A ESSA GENTE , BANINDO-OS DA POLITICA POR UM BOM TEMPO, ALEM DE ALGUNS VEREADORES NOTORIAMENTE A SERVIÇO DO PREFEITO NA CAMARA MUNICIPAL.

mikey
mikey
11 anos atrás

Para com isso pateta, em são carlos esse tipo de coisa não existe, na nossa cidade nos só temos politicos serios e competentes,cujo objetivo é de servir a sofrida população, e lutar cada dia mais para o desenvolvimento da cidade, imagine se algum politico se sujeitaria a uma coisa dessa.kakaka

cidadã
cidadã
11 anos atrás

Um nome forte é cotrim,precisamos de cara nova em nossa politica,pessoas com ideais;em São Carlos infelizmente politica já está virando profissão.

Geraldinho
Geraldinho
11 anos atrás

Estou com afrente de esquerda! P.S.T.U e PSOL

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x