5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Ismael sugere intérprete de Libras para transmissão de sessões

Ismael sugere intérprete de Libras para transmissão de sessões

Parlamentar classifica iniciativa como medida fundamental para a inclusão social da comunidade surda

19/03/2021 10h19 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Ismael sugere intérprete de Libras para transmissão de sessões Foto: Divulgação

O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Ismael Franceschini (MDB) sugere à Presidência do Legislativo a contratação de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para tradução das sessões ordinárias e extraordinárias.

Para ele, trata-se de uma maneira de democratizar o acesso à informação dos cidadãos portadores de deficiência auditiva. “É uma medida fundamental para a inclusão social da comunidade surda”, diz.

“Por ser uma comunidade minoritária linguística e culturalmente, os surdos enfrentam inúmeras barreiras na acessibilidade a diversos serviços, em especial nos serviços públicos”.

Ismael observa ainda que “a inserção de um intérprete de Libras na Câmara Municipal possibilita à comunidade surda seu exercício de cidadania e participação, bem como uma compreensão do que é tratado nas sessões legislativas”.

CALÇAMENTO – O vereador solicita calçamento do passeio público no entorno do terreno situado entre as Ruas Sílvio Schirolli e Rua Jayme Whitacker Penteado, no bairro São Sebastião, para maior segurança de pedestres e moradores.

“Naquele cruzamento existe um terreno sem edificações, tomado por mato e sujeira. Além disso, o local não dispõe de calçamento no passeio público, de modo que os pedestres transitam pelo leito carroçável da via pública, junto com os veículos, o que aumenta o risco de acidentes”, afirma.

JARDIM DO LAGO – Ismael solicita serviços de infraestrutura e asfaltamento nas Ruas Alcides Tiengo, João Francisco Ravazi, Carlos Alton, Etelvina da Matta, João Donizetti Trombini, Irmã Tereza Stafuzza e Clóvis Alvares Ferreira Junior, localizadas no Jardim do Lago.

Segundo ele, estas foram as últimas a serem loteadas antes da alteração da lei em 2002, quando a responsabilidade de asfaltar o local ficou sendo do loteador e não mais da Prefeitura.

O vice-presidente relata ter sido procurado por moradores que “anseiam pelo asfaltamento das vias, para que os veículos e pedestres possam transitar com maior segurança; além disso, no tempo seco a poeira das vias públicas entra nas casas, causando, inclusive, problemas respiratórios”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x